Arquivo

Coluna Observatório. “Sim, não somos a ilha incorruptível”

Aquilo que parecia tão distante, no noticiário, e que de certa maneira blindava o Rio Grande do Sul em geral e Santa Maria em particular, verdadeiras ilhas sem a malvada corrupção, acabou caindo no colo da comunidade da boca do monte. O escândalo envolvendo o Detran-RS e a Fatec, vinculada à Universidade Federal, trouxe à luz nomes conhecidos de todos. Ou pelo menos dos que convivem com a área educacional – não por acaso, a de maior significado na cidade.

Não há como evitar a sensação de constrangimento que se abate sobre boa parte de Santa Maria. Afinal, as pessoas acusadas de lesar o erário público em algo parecido com R$ 40 milhões têm histórica e indiscutível inserção na comunidade. Garantido o amplo direito a defesa (inclusive por parte da mídia – sim, talvez seja o caso de se fazer, até, um “mea culpa”, quando se lembra da forma como foram tratadas outras situações aliás bem recentes), o que se quer é o amplo esclarecimento dos fatos. Em benefício da própria sociedade.

O prejuízo econômico é mensurável. E o inquérito da Polícia Federal, escudado e apoiado pelo Judiciário, através da 3ª Vara da Justiça Federal em Santa Maria, trará os números a tona. E o ressarcimento, em alguma medida, poderá ocorrer.

O dano moral, porém, somente será sanado se a comunidade souber lidar bem com a situação. Sem condenações prévias, mas com a convicção de que tudo precisa ser apurado. Até para que casos similares ao que está sendo investigado não se repitam em momento algum.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo