CongressoEleições 2010Judiciário

ACREDITE! Resultado da eleição de outubro pode mudar mesmo durante a legislatura

Há pelo menos (pode haver outros, ainda inidentificados) nove candidatos ao Senado ou à Câmara que ainda esperam por julgamento, seja no Tribunal Superior Eleitoral, ou no Supremo Tribunal Federal. A maior parte é por conta da lei “Ficha Limpa”. Mas há outras circunstâncias, também em avaliação no plano judicial.

O nome mais famoso, taaalvez, envolvido nessa situação, é o deputado federal do PP, Paulo Maluf, de São Paulo. O que une todos é a possibilidade de, sendo reconhecidos ou não seus votos (conforme o caso), haver mudança na nominata de eleitos de 3 de outubro.

Não é improvável, inclusive, que uma definição ocorra somente quando a legislatura já estiver em andamento – isto é, depois de 1° de fevereiro de 2011. Quem trata do assunto, inclusive trazendo os nomes dos “subjudice” é o sítio especializado Congresso em Foco. A reportagem é de Mário Coelho. Confira:

Ficha limpa ainda arrasta eleições nos tribunais

Passados quase dois meses das eleições de 3 de outubro, quando os brasileiros escolheram seus representantes no Congresso, permanecem as dúvidas sobre a composição definitiva da Câmara dos Deputados e do Senado. Pelo menos nove candidatos esperam para ter recursos julgados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre os registros de candidatura. Em alguns casos, o deferimento da inscrição pode gerar um efeito cascata nas bancadas estaduais.

Para piorar, recentes declarações do presidente Lula devem jogar a definição sobre esses processos para 2011. Na última terça-feira (23), em entrevista dada a blogueiros, ele afirmou que pode deixar a escolha do 11º ministro do STF para a presidente eleita Dilma Rousseff. Se isso ocorrer, os casos só serão analisados em fevereiro, já que a tendência entre os ministros é de não analisar outros recursos enquanto o quorum não estiver completo. Ou seja: o Congresso que vai tomar posse poderá não ser o Congresso definitivo…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo