Arquivo

Casa de Saúde. Para líder do Conselho, repórter está “mal informado ou tem outras intenções”

Confira, a seguir, NA ÍNTEGRA, e-mail recebido ontem à noite por este (nem sempre) humilde repórter. Lá no final, dê uma lidinha no comentariozinho claudemiriano, aliás muito mais respeitoso que o missivista.

 

 

“Claudemir
 
A nota de esclarecimento está em anexo.
Leia-a com atenção. até o fim. ela vai te esclacer.
 
Agora, em relação ao CMS, ou tu tá mal informado ou tem outras intenções.

O CMS é a instância deliberativa do SUS no município de Santa Maria. É dele a responsabilidade constitucional de definir a política de saúde para o município. Isto está previsto na legislação federal e na munciipal, é só olhar. Portanto não é o Conselho que quer ser deliberativo, ele o é por força de lei.

Exixtem conselhos, em algumas áreas, que são apenas consultivos. Neste caso sim são aconselhadores.

No caso da saúde não. É deliberativo e fiscalizador. Quer tu queiras ou não !
Nele estão representadas os órgãos de governo ( 3 âmbitos), as Instituições formadoras de Rcursos Humanos para a saúde, entidades representativas dos trabalhadores em serviços de saúde, serviços que prestam assistência a saúde e os usuários do SUS, este último detém a metade das vagas.
Realizam-se duas reuniões orduinárias por mês e, pelo menos, em média, uma extraordinária por mês.
Para discutir este convênio, por exemplo, foram três reuniões em uma semana: uma ordinária e duas extraordinária.
É comum, nestes espaços colegiados de deliberação, (Conselhos, Câmaras, Colegaidos), alguém entender, por posição final desta instância, uma manifestação individual de um ou outro de seus membros que ocorreu no meio da discussão. Aí, sai falando por aí que aquela instância pensa isso, fez aquilo, etc… etc…  Neste caso do convênio está ocorrendo exatamente isto. A saúde é uma coisa muito séria e como tal deve ser tratada. As pessoas deveriam, antes de divulgar na midia determinada opinião, ouvir todos os lados. E tu, nunca procuraste o CMS para perguntar nada. Como podes ficar falando de coisas que tu não tem certeza que ocorrem? Tu tens documento escrito do CMS com a posição que tu disseste que ele tomou ? As posiçõe oficiais do CMS são aquelas deliberadas em Plenária e são consubstanciadas em Resoluções que fazem parte de uma ata ou documento oficial assinado pelo seu Núcleo de Coordenação. Qualquer outra manifestação devem ser consideradas individuais de seus membros.
Além do mais, tu sabes, que em tudo na vida há interesses. O ser humano não vive se não tiver pelo menos um interesse.
A diferença está se o teu interesse é em benefício de uma maioria, historicamente oprimida, ou é em benefício de uma minoria, que sempre viveu às custas do sacrifício, da exploração, da doença e da dor desta maioria.
A área da saúde é uma das mais complexas. E, no meio desta complexidade, A tarefa  do CMS é defender a consolidação do SUS em Santa Maria e isso pode gerar descontentamentos porque pode mexer nos bolsos de quem não consegue enchê-los se não for a partir do sacrifício e da dor dos outros que, de forma prevalecida e desumana, num momento de muita fragilidade, é explorado.
Bem, espero que nos ajude a divulgar para a população a nota de esclarecimento.
Qualquer dúvida estamos a disposição.
Pra finalizar vou te dizer, sinceramente. Estou com a sensação de que estou perdendo o meu tempo contigo, pois acho que tu não vai divulgá-la na íntegra e fazer a interpretação na defesa do SUS. Acho que tu vai continuar dfendendo o teus interesses.
 
Alfredo Lameira

Coordenador do Conselho Municipal de Saúde”

 

 

COMENTARIOZINHO CLAUDEMIRIANO: a história profissional, pessoal e política deste jornalista fala por si mesma. Só lamento que, além de ter dificuldade de admitir que o Conselho está criando problemas para o atendimento à saúde da população mais pobre de Santa Maria, o coordenador do Conselho Municipal de Saúde não tenha lido direito o que se escreveu no final de semana, na coluna Observatório, do jornal A Razão – e reproduzida nesta página. Ou veria que não se disse que o CMS não tem poder para fiscalizar e deliberar. Escreveu-se, talvez seja conveniente repetir, que quer, também, “administrar. Ou mesmo gerir”. E mais: quando o fez, a Casa de Saúde fechou. Simplesmente. (Qualquer dúvida, releia a íntegra aqui )

 

EM TEMPO: O que nem sempre acontece em outros veículos de comunicação, e diferente do que pensa (pequeno, mas pensa) o coordenador, aqui se dá espaço para o contraditório. Mesmo que seja um amontoado de asneiras, quem julga, soberanamente, é o leitor. Ah, e a “nota de esclarecimento”, morrendo de medo do desafio feito no último parágrafo do e-mail, também está publicado. Quem quiser ler, pode procurar a caixa de “documentos”, ao lado, e vai encontrá-lo. Foi postado agora há pouco.

 


 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo