EducaçãoUFSM

UFSM. Administração, em conjunto com estudantes, faz uma recepção diferente para calouros da instituição

ufsm calouradaPor GERMANO MOLARDI, da Agência de Notícias da UFSM

Novas pessoas começarão novos ciclos na UFSM a partir da próxima segunda-feira (7). Vão se misturar aos veteranos nos centros de ensino, nas filas para pegar o cartão da biblioteca e para almoçar no RU. Depois, se reunirão na fila para fazer o cartão do transporte público, se encontrarão nas paradas de ônibus. Sentarão oferecendo o colo para a mochila daqueles que ficarem em pé no caminho para a Universidade. Chegarão com as mesmas dúvidas que chegaram seus veteranos em 2015.

No entanto, as respostas para a maioria dessas dúvidas virão de forma diferente. Não que os veteranos não se preocuparão com seus calouros. Mas a Universidade, em 2016, assumiu a responsabilidade da recepção para si.

As pró-reitorias de Assuntos Estudantis (Prae), de Extensão (PRE) e de Graduação (Prograd), além do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e das diretorias das Casas do Estudante e dos Centros de Ensino, criaram juntos a 1ª Semana da Calourada.

O que acontecerá durante a semana?

Até sexta-feira (11), das 11h30min às 13h30min, a Central da Calourada estará situada em frente ao Restaurante Universitário (RU) principal. Lá, os calouros poderão encontrar informações sobre como fazer o cartão da ATU, empresa de transporte público de Santa Maria. Também estará sendo informado sobre o Sistema de Bibliotecas – inclusive como fazer o cartão para pegar livros, que também serve para entrar no RU. Além disso, os interessados também poderão se informar como solicitar o documento do estudante com o DCE.

Na Central da Calourada, os novos acadêmicos da UFSM poderão se informar ainda sobre a assistência estudantil e conferir um pouco do acervo de livros da Editora UFSM. Panfletos estarão sendo entregues e apresentações artísticas estarão acontecendo. Para quem se interessar, um tour guiado pelo campus, com parada no Jardim Botânico, permitirá que os calouros conheçam melhor a extensão do campus.

Durante a semana, as rodas de conversa, sobre temas diversos, começarão às 17h, em frente ao RU principal. Logo mais, às 18h, no Centro de Eventos, terá início a Noite Cultural, com shows de bandas e grupos da cidade, dos mais variados gêneros musicais. A principal atração da semana se apresentará já na segunda-feira, a banda gaúcha Chimarruts. Para quem quiser algo menos agitado, apresentações teatrais acontecerão a partir das 19h, no Teatro Caixa Preta, que é anexo ao Centro de Artes e Letras (CAL).

No sábado (12), a partir das 18h, acontecerá a Mateada da Calourada, na União Universitária. O palco estará aberto para aqueles que quiserem apresentar seus talentos artísticos.

Já no domingo (13), o programa Segundo Tempo estará realizando atividades esportivas. Das 17h em diante, também no campus, estão programadas mais atrações musicais santa-marienses (confira a programação completa – mas que ainda pode ser modificada – na imagem acima).

Intenção é propor uma alternativa

A 1ª Semana da Calourada surge como uma opção ao tradicional encontro dos estudantes, que acontece todos os anos, nas semanas de início das aulas, na Praça Saturnino de Brito.

Segundo a pró-reitora adjunta de Assuntos Estudantis, Jane Dalla Corte, a Prefeitura vinha solicitando que a UFSM se organizasse para receber seus estudantes. No entanto, ela diz que a criação da Calourada não é para que “os estudantes se sintam obrigados a participar. Apenas criamos uma alternativa de integração mais segura”.

Além disso, o integrante do DCE Mateus Karling diz que “a organização está propondo um trote humanizado, em que se consiga fazer uma confraternização, beber, se divertir, sem que se esteja oprimindo ninguém”.

Evento é aberto ao público

“Santa Maria é uma cidade universitária, mas que não acolhe, não assume isso. Então, por mais que a UFSM não seja a única universidade, ela é a maior dentre outras que existem na cidade. São muitos os estudantes que chegam aqui todos os anos e não há nenhuma atividade do município para receber essas pessoas que vão morar na cidade pelos próximos anos”, diz Mateus.

Gratuita, a 1ª Semana da Calourada é a recepção de todos os acadêmicos, mas também uma forma de diversão para toda a população santa-mariense. Estará permitida a venda bebida alcoólica, para maiores de 18 anos, que será feita pelo DCE a preços acessíveis.

“As expectativas são grandes, porque nós temos trabalhado muito para fazer um belo evento de acolhimento. O calouro vai se sentir bem dentro dessa proposta de estar se divertindo dentro do campus, com segurança”, ressalta Jane.

O campus de Frederico Westphalen também estará com atividades para recepção de calouros (confira aqui).

Mais informações sobre a 1ª Semana da Calourada podem ser encontradas na página do evento no Facebook.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo