Saúde

SAÚDE. Dois casos suspeitos de zika em Santa Maria

POR MAIQUEL ROSAURO

Uma peruana atendida no PA do Patronato e uma mulher que esteve no Caribe são as primeiras pessoas a apresentar sintomas de zika em Santa Maria. Confira na matéria de Fabricio Minussi, do jornal A Razão:

Já são dois os casos suspeitos de zika vírus em Santa Maria

Vigilância em Saúde realizou varredura na tarde desta quarta-feira em prédio onde casal de estrangeiros está hospedado em busca de criadouros do aedes. Foto: Arquivo / A Razão
Vigilância em Saúde realizou varredura na tarde desta quarta-feira em prédio onde casal de estrangeiros está hospedado em busca de criadouros do aedes. Foto: Arquivo/AR

Equipes das vigilâncias Ambiental e Epidemiológica da Prefeitura de Santa Maria estiveram, na tarde desta quarta-feira, realizando uma varredura no condomínio onde está hospedada uma mulher peruana, que deu entrada no Pronto Atendimento (PA) do Bairro Patronato, suspeita de ter contraído o zika vírus durante passagem por vários estados do Brasil, incluindo o Nordeste e Mato Grosso (MT).

Cintya Denys Ampuero Vargas e o marido, foi examinada pela médica Rosane Winck, na tarde de terça-feira. A mulher apresentava todos os sintomas característicos, como dores articulares, inchaço nos joelhos, pés e mãos. Dias antes, ela teria apresentado quadro de conjuntivite e manchas na pele. Devido ao conjunto dos sintomas foi realizada a coleta de sangue da peruana. O resultado da análise feita pelo Laboratório Central (Lacen), em Porto Alegre, deve ficar pronto em 20 dias.

Nesta quarta-feira, agentes da Vigilância Ambiental Municipal foram até o condomínio onde a peruana está hospedada com o marido, o francês Patrice Perraudt, em busca de possíveis criadouros do mosquito aedes aegypty, transmissor da dengue, zika e febre chikungunya. O objetivo foi localizar e erradicar qualquer tipo de ambiente que possa servir para a reprodução do vetor. Já a equipe da Vigilância Epidemiológica Municipal esteve conversando com o casal, passando orientações e levantando mais detalhes sobre o histórico de Cintya e Patrice. Até o final da tarde desta quarta-feira o francês não havia coletado material para exames no Lacen.

Pouco antes do Carnaval, a Prefeitura lançou uma campanha de concientização contra os focos do mosquito. Com ajuda do Exército, três mutirões de limpeza e visita a residências serão realizadas com auxílio do Exército.
De acordo com a superintendente da Vigilância em Saúde Municipal (SVS), Selena Michel, a eliminação de ambientes propícios à proliferação do aedes é importante, para evitar que o mosquito se reproduza e venha a picar alguém doente.

“Estamos realizando todos os procedimentos preconizados pelo Ministério da Saúde e é importante salientar que apesar do mosquito estar presente ele não possui a carga viral. Por isso a necessidade destas ações, para evitar que o mosquito venha a picar alguém que possa estar contaminado”, explicou Selena. O casal ainda não decidiu se ficará na cidade para aguardar o resultado do exame no Lacen.

“Todas as precauções estão sendo tomadas para garantir a segurança do casal e da comunidade”, comentou Selena. Não está descartada a possibilidade da SVS pedir para que também seja feita uma avaliação médica de Patrice. Na varredura realizada nesta quarta-feira no condomínio onde o casal está hospedado, não foi localizado nenhum ambiente que pudesse servir de criadouro para o aedes.

Mais uma notificação confirmada
A SVS confirmou nesta quarta-feira que um segundo caso suspeita de zika vírus notificado em Santa Maria está sendo analisado pelo Lacen. Trata-se de uma mulher que esteve em viagem recente ao Caribe e ao retornar à cidade apresentou os sintomas da doença. De acordo com Selena Michel, todos os procedimentos foram tomados no sentido de orientar a paciente, que realizou coleta de sangue. “Cabe ressaltar que todos os casos suspeitos, ainda não confirmados, são ‘importados’, sendo que se houver confirmação, vírus foi contraído fora de santa Maria e até do Brasil”. Afirmou.

CLIQUE AQUI e leia a matéria na íntegra.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo