Arquivo

Fórum Democrático. Assembléía Legislativa vai discutir o futuro do Rio Grande. E isso é bom

O presidente da Assembléia Legislativa, deputado peemedebista Alceu Moreira, esteve nesta quarta-feira na Federação das Associações Comerciais (Fedederasul), onde foi palestrante. Lá, entre outros temas, tratou do programa Sociedade Convergente e das ações do recém instalado Fórum Democrático.

 

Antes de falar aos empresários, conversou com os jornalistas. O resultado está no texto distribuído aos veículos de comunicação, pela Agência de Notícias da Assembléia Legislativa. O texto é de Núbia Silveira; a foto de Galileu Oldenburg. Confira a íntegra:

 

“Presidente da AL anuncia temas que mobilizarão os debates do Fórum no Estado

 

O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Alceu Moreira (PMDB), é o palestrante da reunião-almoço da Federasul desta quarta-feira (7). Em coletiva à imprensa, Moreira anunciou os três primeiros temas centrais que mobilizarão o Fórum Democrático através do Programa Sociedade Convergente em 2008. O Colégio Deliberativo do Fórum, reunido nesta manhã, resolveu debater como temas básicos as causas e conseqüências do endividamente estadual e questões de infra-estrutura, entre elas transporte, planta energética e saneamento básico. O terceiro eixo de debates será a sustentabilidade social, ambiental e econômica.

Na próxima quinta-feira (15), a partir das 17 horas, especialistas em cada uma das matérias selecionadas estarão reunidos para as primeiras avaliações e a proposição de ações. Eles também devem reunir estudos similares que já existam sobre os assuntos tratados. “Esses especialistas terão prazo de 30 dias para reunir as suas propostas em um documento amplo, com indicadores, conceitos e análises”, explicou Moreira. Vencida essa etapa, os estudos dos especialistas serão debatidos em todo o Rio Grande do Sul que foi dividido, para esse fim, em nove regiões funcionais.

“Nós teremos um mapa dos problemas e soluções de cada uma dessas regiões para chegar a um texto definitivo. E aí, então, a Assembléia Legislativa passará à regulamentação das matérias pertinentes e de interesse do Estado”, disse o presidente da AL. O parlamentar acrescentou que a proposta final é oferecer um planejamento estratégico e plurianual para o Estado como forma de colaboração.

Ele observou que a falta de planos estratégicos dificulta a busca de soluções. Citou como exemplo o setor energético. No próximo dia 15 de maio, Alceu Moreira estará em Brasília para debater a planta de energia eólica para o Rio Grande do Sul. “Mas a falta de uma matriz, que nos dê o direcionamento certo a seguir, faz com que as soluções tornem-se lentas”, concluiu. “

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui, se desejar, outras informações oriundas da Agência de Notícias da Assembléia Legislativa.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo