Santa Maria

IPLAN. Plano Diretor em discussão na Câmara

POR MAIQUEL ROSAURO

O primeiro encontro de revisão do Plano Diretor será realizado esta semana, na Câmara de Vereadores. Confira abaixo na matéria de Natalia Apoitia, da assessoria de comunicação do IPLAN:

IPLAN e Câmara promovem série de encontros para discutir a revisão do Plano Diretor

O Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental de Santa Maria (PDDUA) está em processo de revisão até o final de 2015. Por nortear ações de diversos setores da comunidade, o Instituto de Planejamento (IPLAN), responsável pelas alterações, e a Câmara de Vereadores, que irá votar tal demanda, promovem uma série de encontros com a população para elucidar acerca do Plano e colher sugestões. O primeiro encontro acontece na quarta-feira, dia 07, às 19h, no Plenário Municipal, com a temática “Plano Diretor: Um novo olhar sobre Santa Maria”.

Além do PDDUA, estão em processo de reavaliação a Lei de Uso e Ocupação do Solo (LOUS) e o Código de Obras e Edificações. A revisão conjunta é necessária, uma vez que os três instrumentos devem estar alinhados para que exista, de fato, um planejamento e uma execução eficientes nos espaços urbanos – sejam eles públicos ou privados.

É importante destacar que não será elaborada uma nova legislação, mas será feita a correção de distorções e a atualização de pontos que mereçam atenção nas três leis já vigentes.
Entenda mais

O Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (PDDUA), Lei Municipal 034/2005, é o instrumento básico de um processo de planejamento municipal para a implantação da política de desenvolvimento urbano, norteando a ação dos agentes públicos e privados.

A Lei de Uso e Ocupação do Solo (LOUS), Lei Municipal 072/ 2009, estabelece as normas e as condições para o uso, ocupação, parcelamento do solo, perímetro urbano e sistema viário do Município de Santa Maria.

O Código de Obras e Edificações, Lei Municipal 070/2009, norteia projetos arquitetônicos, a execução, a reforma, a modificação, a utilização, o licenciamento e a fiscalização das edificações, construções e obras.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo