Santa MariaSaúde

CAMPANHA. Projeto SOMA lança Outubro Rosa

POR MAIQUEL ROSAURO

O Projeto SOMA Santa Maria, de iniciativa da Câmara dos Dirigentes Lojistas e Sindilojas, irá lançar domingo (4) a campanha Outubro Rosa na cidade. A atividade irá ocorrer na Praça Saldanha Marinho. Confira abaixo no material de divulgação da CDL:

SOMA Santa Maria dá início a Outubro Rosa, na cidade

O mês de outubro já começou, mas o Outubro Rosa tem início no próximo domingo, a partir das 14h, com as atividades do SOMA Santa Maria, na Praça Saldanha Marinho

O câncer de mama é aquele que mais acomete mulheres em todo o mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), são 1,4 milhões de novos casos ao ano, o que representa 25% dos diagnósticos registrados de câncer do planeta.

É também o câncer que mais mata mulheres: cerca de 500 mil óbitos anuais. Independente do gênero, lidera o ranking de mortandade nos países em desenvolvimento e é segundo nos países desenvolvidos, atrás apenas do câncer de pulmão. No Brasil, a estimativa do Ministério da Saúde é de que hajam 53 mil novos casos de câncer de mama todo ano, em uma proporção de 52 diagnósticos a cada 100 mil brasileiras.

Outubro Rosa
Logomarca oficial para perfil facebookNo Brasil, a primeira aparição efetiva do Outubro Rosa foi em 2002, com a iluminação do Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo. Mas em terras tupiniquins, o mês de prevenção, através de uma infinidade de instituições e entidades filantrópicas, acabou por tomar outro caminho que não apenas o informativo, mas também o social.

O índice de sobrevida em mulheres atendidas pelo SUS é 10% menor do que em mulheres que dispõe de algum atendimento privado. Além disso, 36% dos casos de câncer de mama acompanhados pelo SUS foram diagnosticados em estágio avançado, contra 16% de diagnósticos tardios em particulares.

Organizações, como a Liga Feminina de Combate ao Câncer, presentes em grande número dos municípios brasileiros, travam uma batalha constante e diária para reduzir a fila de espera por mamografias e biópsias, e garantir tratamento a quem não tem tempo para esperar pelo atendimento do SUS. Assim, o que em outros países é encarado como uma ação de conscientização, no Brasil toma forma de uma grande rede colaborativa na busca por recursos.

Santa Maria
Pela primeira vez os inúmeros projetos existentes se reúnem na tentativa de angariar fundos para atender a demanda reprimida por mamografias, chamando a atenção maciça da população e até mesmo de empresas da área da saúde que possam colaborar com exames. Shows de dança, apresentação de corais, exposição de arte e fotografias e até a exibição de um documentário de produção local estão marcados para o próximo domingo (4), integrando as atividades do SOMA Santa Maria, de iniciativa da Câmara dos Dirigentes Lojistas e Sindilojas.

O Outubro Rosa do SOMA contará ainda com distribuição de material informativo, plantão para esclarecimento de dúvidas, inclusive jurídicas com a presença Comissão da Mulher Advogada, da OAB, abraço solidário, e a tradicional distribuição de laços cor-de-rosa. E tudo sendo divulgado ao vivo pela Rádio SOMA, direto da praça para quem estiver aproveitando o domingo de portas abertas. E para colorir o dia, os brinquedos do Sesc animam a criançada enquanto um painel é grafitado ao vivo em homenagem às mulheres que lutaram e venceram a batalha contra o câncer de mama.

Confira a programação
– Exposição de fotos “Do lado do peito: retratos do câncer de mama” – Projeto Reticências – Curso de Publicidade da Unifra;
– Orientações jurídicas – Comissão da Mulher Advogada – OAB Subseção de Santa Maria
– Ações de prevenção ao câncer de mama;
– Distribuição de laços rosa e material informativo;
– Abraço solidário;
– Atividades do Projeto Redes Humanas, Leitura do Coração e Jogos de xadrez;
– Rádio SOMA com divulgação das campanhas e eventos;
– Exposição de arte do projeto “Eu conto a Minha História” – Professora Andressa Caetano – UFSM;
– Painel artístico grafitado ao vivo por Glaucia “Pops” – Apoio Falk Tintas;
– Apresentação do Coral Lumina (EMEF Duque de Caxias) com regência de Juliana Pires;
– Exibição do documentário “Mulheres Donas de Si Celebrando a Vida!”, em telão de LED da ATX Multimídia – Blog Mulheres Donas de Si e TV Ovo
– Apresentação de dança da Igreja Templo das Nações
– Participação do grupo Sesc Maturidade Ativa, brinquedos e monitores;
– Sonorização da H20 Eventos;

Conheça alguns projetos

Projeto Reticências
Desenvolvido por alunos do Curso de Publicidade da Unifra, trata-se de um ensaio fotográfico realizado com mulheres que venceram ou ainda estão na luta contra o câncer de mama. O ensaio resultou em na exposição “Do lado do peito: retratos sobre o câncer de mama”. O objetivo é desfazer a comum associação que trata a doença como uma sentença de morte.

Mulheres Donas de Si: Celebrando a Vida
Documentário idealizado pelo blog “Mulheres Donas de Si” que traz relatos de onze santa-marienses de diferentes idades, crenças e classes sociais que em comum possuem a luta e a vitória sobre o câncer de mama. O vídeo ainda traz entrevistas com profissionais da área da saúde com experiência no tratamento da doença e acompanhamento de pacientes. O documentário foi dirigido por Claudia Nunes e produzido pela TV Ovo, com participação dos alunos do projeto Cinema Escola da EMEF Francisca Weinmann. Antes mesmo de ser lançado oficialmente, “Mulheres Donas de Si Celebrando a Vida” já recebeu convites para percorrer cidades da região e integrar campanhas de conscientização alusivas ao Outubro Rosa.

Eu Conto a Minha História
Projeto idealizado pela professora Andressa Caetano, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) que consiste em contar a história de pacientes através de obras de arte. A história de cada paciente entregue a artistas que encarregados de produzir uma peça, seja pintura, escultura, ou até jóia, que simbolize a luta travada contra o câncer. O projeto é inteiramente subsidiado com doações dos próprios artistas envolvidos, sem participação de empresas ou órgãos públicos. As obras de arte ficam em exposição no Shopping Monet a partir do dia 16 de outubro. Ao término da exposição, os trabalhos serão leiloados e toda a verba arrecadada será doada à entidade beneficente de amparo assistencial a pessoas em tratamento oncológico, Casa Maria.

Coral Illumina
Coral infantil formado por crianças de 9 a 13 anos de idade da EMEF Duque de Caxias, que desenvolveram suas vozes através da dedicação e amor pela música. O projeto começou em 2014 pela iniciativa da professora Juliana Pires e apoio da diretora Silvia Beatriz.

A inspiração de ensinar canto lírico e música erudita a crianças veio do filme “Os Coristas”.

Grande parte do repertório é composta por trilhas sonoras do filme com músicas traduzidas para o português e também cantadas no idioma original, o francês. Além de vozes angelicais, o coral garante o encanto dos espectadores através das mensagens de alegria, paz e esperança carregadas nas letras das canções interpretadas.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo