JudiciárioPolítica

FAMÍLIA. Sabe a filha “ilegítima” do ex-vice Alencar? Pois, ela é mesmo, segundo entendimento da Justiça

Rosemary é fruto de uma ligação do ex-vice-presidente, nos anos 50, com uma auxiliar de enfermagem
Rosemary é fruto de uma ligação do ex-vice-presidente, nos anos 50, na sua cidade natal

O caso, que tramitava há 14 anos, chegou a um desfecho, no Superior Tribunal de Justiça, o STJ. E de uma forma bastante simples, na verdade. A negativa do então vice-presidente da República, José Alencar, de fazer o exame de DNA, levou à presunção de que era verdade.

Como assim? Bueno, vale conferir o relato bastante amplo, para não dizer completo, da saga da agora Rosemary Gomes da Silva, trazido pelo Espaço Vital, portal especializado em questões jurídicas. A foto é de reprodução. A seguir:

Uma fortuna para a professora reconhecida como filha do ex vice-presidente da República

O STJ decidiu.. que a professora mineira Rosemary de Morais, 59 de idade, é mesmo filha do falecido ex vice-presidente da República José Alencar (1931-2011).

O julgado – confirmando decisões das instâncias ordinárias – considerou que a paternidade é presumida quando o investigado se nega a realizar o exame do DNA – e foi esse o comportamento de Alencar.

A sentença, oriunda da comarca de Caratinga (MG), já tinha estabelecido que ela passará a assinar o sobrenome Gomes da Silva, tal como os outros três filhos de Alencar. A ação tramita desde 2001.

Professora aposentada, Rosemary é fruto de um romance entre o vice-presidente e a auxiliar de enfermagem Francisca Nicolina de Morais, em 1954, quando ambos moravam na cidade mineira em que tramitou a ação.

Ainda faltam dados oficiais, mas a “rádio-corredor” do STJ não deixa por menos: Rosemary vai embolsar algo em torno de R$ 30 milhões. Pelo menos.

Rosemary diz que não se interessa por tanto dinheiro. “Já que eu tenho esse direito, eu posso abrir mão de quase tudo. Eu só quero ter uma casa, cuidar da minha saúde, ter um conforto. Eu não quero aquilo tudo que o meu pai tinha”.

José Alencar começou a construir seu patrimônio em Caratinga, onde Rosemary nasceu. Ele tinha 18 anos quando abriu uma loja chamada

“Queimadeira”. Aos 36 anos, fundou a Companhia de Tecidos Norte de Minas, a Coteminas, que acabou se tornando uma das maiores empresas do setor têxtil do país.

Ele foi senador por Minas Gerais e se elegeu duas vezes vice-presidente da República na chapa de Lula. Morreu em 2011, vítima de um câncer.

Para entender o caso

  • Rosemary soube que seria filha de Alencar quando tinha 43 anos. A história foi contada pela mãe dela, Francisca Nicolina de Moraes, ao mostrar fotos da família do então candidato ao Senado, José Alencar.

“No jornal havia fotos do Josué (filho de José Alencar). E ela me mostrou: ‘Está vendo essa foto? Essa foto aqui é do seu irmão’. Eu falei: ‘Meu irmão? A senhora tem filho com outro homem?’. Ela disse:

‘Não. O pai dele que é seu pai'”, contou Rosemary à Tv Globo, no ano passado, logo após a decisão do TJ de Minas Gerais, que lhe foi favorável”. A mãe Francisca Nicolina morreu três anos depois.

  • Já eleito vice-presidente da República, no primeiro governo Lula, Alencar falou sobre o caso em uma entrevista ao Programa do Jô, na Rede Globo. “Se ela for minha filha, obviamente será recebida de braços abertos. Nunca fiz nada contra ninguém na minha vida. Ela não pode fazer isso contra mim. Agora, eu não acredito, porque os próprios tribunais falam, que precisa haver indícios, e estes não existem” – disse.
  • Ouvida pelo Fantástico no domingo imediato à decisão do TJ mineiro, Rosemary Morais contou que “minha avó sempre falava que minha mãe foi de vida fácil. Ela era muito bonita”.

A repórter, então, questionou: “Ela era como se fosse uma garota de programa hoje?”

Rosemary confirmou monossilábica: “Isso!…

  • O advogado José Diogo Bastos Neto, que representa os interesses da família Alencar, explicou à época que “houve recusa justificada ao exame de DNA, porque não havia prova nenhuma nem indiciária daquela paternidade. E quando houve a realização da prova oral, depoimento pessoal e oitiva de testemunhas, ficou consolidada no nosso entendimento a impossibilidade daquela paternidade”.
  • Rosemary arremata: “Eu tenho esse sentimento de renegação. E eu queria muito que ele tivesse me conhecido, para ele ver quem sou eu. Eu tenho certeza de que ele é o pai e eu quero que essa história tenha um fim” – arremata” 

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo