ComportamentoCrônica

CRÔNICA. Antonio Candido Ribeiro e certas aflições, que envolvem a Grécia, mas há o Brasil e SM também

“…Quem escreve por obrigação em espaço como este não pode se permitir a descompromissada evasão. E se a inspiração claudica, mister é encontrar tema que exija firme e clara opinião. É isso, suponho, o que querem os eventuais leitores.

Semana passada, por exemplo, falei da aflitiva situação da Grécia, berço inconteste da civilização ocidental, em face da posição draconiana dos credores do bloco europeu e do FMI quanto à necessidade (na opinião deles) de adoção de políticas públicas, econômicas e sociais, contrárias àquelas adotadas pelos gregos nas últimas décadas. Tema este que não diz respeito apenas aos helênicos e tem estreita correlação com questões políticas e econômicas globais, e que, portanto, nos dizem respeito também. Ah, falei ainda da…”

CLIQUE AQUI para ler a íntegra de “Escassas certezas”, o texto de  Antonio Candido Ribeiro, que escreve semanalmente no sítio , às terças-feiras. Ribeiro, também conhecido como Candinho, é advogado formado pela UFSM, Procurador Geral da Fazenda Nacional e colaborador, como debatedor, da rádio Antena 1, e comentarista, na rádio Universidade.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. "Ora (direis) ouvir estrelas! Certo Perdeste o senso!", de fato, está démodé. O texto jornalístico tem uma peculiaridade: ninguém sabe se foi lido. Há que se confiar na palavra das pessoas que, cáspite, às vezes mentem.
    Grécia, berço da civilização, talvez, mas não inconteste. Colônias na Asia e Itália, dominação do Egito, Cidades-Estado, por aí vai. Sem Roma não sei o que seria. Conheço, por exemplo, gente que estudou direito romano. Grego, nenhum.
    Embora a tragédia seja grande, o país entrou no Euro com contabilidade criativa e depois se comportou como "nouveau riche". Alás, lembra alguns acontecimentos das terras tupiniquins. Lembra também "a cigarra e a formiga" de Esopo (grego nascido na Turquia). Lembra ainda "Zorba, o grego": primeiro gasta-se a grana na farra, depois dá-se um jeito.
    Urnas? Votaram no quê? "Não vamos pagar as contas antigas, podem mandar mais dinheiro"?
    Brasil? Tem gente por aqui que acredita piamente que basta ficar deitado em berço explêndido que o futuro brilhante predistinado chegará. Acreditam que a história no país tem uma catacra, não há retrocesso (vide seleção canarinho). Crêem que "nossa democracia é jovem", homessa! Se os gregos "inventaram" a bagaça e ainda não aprenderam a votar, que será dos brasileiros…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo