AssembleiaEstadoSanta MariaSaúde

SAÚDE. Secretário é convidado pela AL. E haverá 5 audiências públicas, uma em SM, para falar de dengue

Foi uma reunião, digamos, animada a da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira. Um punhado de ações foram definidas. Uma delas a convocação do secretário estadual de Saúde, João Gabbardo, em requerimento do presidente do colegiado, Valdeci Oliveira. Que também teve aprovada solicitação de cinco audiências públicas para tratar da dengue. Um dos encontros deve ser realizado em Santa Maria.

As datas para os encontros serão definidas apenas na próxima semana, como você pode conferir no material produzido pela assessoria de imprensa do parlamentar. O texto e a foto são de Tiago Machado. Acompanhe:

Comissão de Saúde da Assembleia. Entre as decisões, o convite ao secretário de Saúde
Comissão de Saúde da Assembleia. Entre as decisões, o convite ao secretário de Saúde

Aprovado pedido de explicações de Secretário da Saúde

A Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa aprovou, nesta quarta (20), o requerimento do deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) que convida o secretário estadual da Saúde, João Gabbardo, a prestar explicações aos deputados estaduais sobre os cortes de recursos realizados pela pasta. No requerimento, aprovado por unanimidade, Valdeci solicita esclarecimento sobre a redução nos repasses de verbas para os hospitais filantrópicos e para os municípios gaúchos. “O Rio Grande do Sul avançou muito nos últimos anos na destinação de recursos para a saúde. O meu temor é que essa conquista seja perdida a partir da política de cortes registrada em um setor essencial”, afirmou o deputado, que preside a Comissão de Saúde.

O deputado também está preocupado com o rompimento da mesa de negociação entre o Executivo e os hospitais. “Há, no momento, um acirramento de posições que inviabiliza o diálogo e a chegada em consensos”, afirmou.

A data da vinda do secretário à Assembleia será definida, nos próximos dias, em conjunto pela Comissão de Saúde e pela Secretaria Estadual. 

Valdeci protocola cinco audiências regionais sobre a dengue. Uma em Santa Maria

O debate sobre a situação da dengue no Rio Grande do Sul, realizado nesta quarta (20), na Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre, ampliou a preocupação do deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) sobre o tema. Ele já protocolou requerimento para realização de cinco audiências públicas regionais no interior do Estado. Se forem aprovadas pela Comissão, uma das atividades será  em Santa Maria. A cidade tem 10 casos notificados e um confirmado, segundo o governo do Estado.  O secretário estadual adjunto da Saúde, Francisco Paz, confirmou que, neste ano, até o dia 9 de maio, foram contabilizados 2.721 casos de dengue notificados e 891 confirmados. Duas mortes foram registradas no período. “Não podemos deixar o combate à doença apenas nas costas dos agentes de saúde. Todos têm de fazer a sua parte o ano todo, e não apenas nesta ou naquela época do ano”, reforçou Valdeci.

A realização das audiências públicas será votada na reunião da Comissão de Saúde da próxima quarta (27).” 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo