AssembleiaSanta MariaTragédia

É HOJE? Assembleia pode votar fim de regalia que deputados deram a CTGs e que desfigurou a “Lei Kiss”

Plenário da AL: aqui se decide se a Lei Kiss será desfigurada para beneficiar CTGs
Plenário da AL: aqui se decide se a Lei Kiss será desfigurada para beneficiar CTGs

A decisão sobre o que será ou não votado nesta semana, e a terça-feira é o dia habitualmente dedicado a deliberações em plenário, os deputados vão tomar no início da tarde. Isso acontece durante a reunião de líderes partidários com a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa.

No entanto, inclusive por conta de preceito constitucional, há prazo para apreciação de vetos do Executivo a projetos aprovados pelo parlamento. Depois dele cumprido, nada mais se vota antes.

Daí porque há dois vetos ainda do governador Tarso Genro, e que precisam ser necessariamente apreciados pelos parlamentares. Seja para aceitar ou rejeitar. Um deles foi aposto ao projeto do então deputado Heitor Schuch, do PSB, e que atendeu aos interesses dos Centros de Tradições Gaúchas e outras entidades e que, na prática, desfigurou algumas das determinações da Lei Kiss.

Relembrando: pela proposta do então deputado, se estendia a 1,5 mil metros quadrados a área máxima em que não é necessário o Plano de Prevenção de Incêndios. Foi aprovada pela Assembleia e vetada por Tarso, sob o argumento de que se trata de matéria privativa do Executivo.

É isso que deverá ser decidido agora. O editor apurou que os deputados de Santa Maria, Jorge Pozzobom (então na oposição, hoje governo) e Valdeci Oliveira (então líder do governo, hoje na oposição) votarão do mesmo modo. Isto é, para manter o veto do governador e não desfigurar a Lei Kiss. É também (que se diga) a opinião deste editor.

A propósito do que poderá ou não ser votado nesta semana, confira trecho do material produzido pela Agência de Notícias da Assembleia Legislativa. A reportagem é de Marinella Peruzzo, com foto de Stephanie Gomes. A seguir:

kiss seloORDEM DO DIA – Assembleia pode apreciar vetos do governo Tarso e instalação de comissões especiais 

Quatro matérias estão aptas a serem votadas na sessão plenária desta terça-feira (3): dois vetos encaminhados ainda no governo Tarso Genro a projetos de lei e de lei complementar (VP 199 2014 e VT 166 2014) e dois requerimentos para instalação de comissões especiais na Casa (RCE 1 2015 e RCE 2 2015). A decisão sobre quais matérias irão efetivamente a votação só será tomada, porém, em reunião de líderes, no final da manhã de terça, antes da sessão, que se inicia às 14h…

O segundo veto determina a rejeição total ao Projeto de Lei Complementar nº 166/2014, de iniciativa do então deputado estadual Heitor Schuch (hoje deputado federal), para alterar a lei de normas sobre segurança, prevenção e proteção contra incêndios nas edificações e áreas de risco de incêndio no Estado. A proposta de Schuch era a de possibilitar o enquadramento no plano de CTGs, salões paroquiais e comunitários e ginásios de esportes até 1.500m². Tarso argumenta que a iniciativa, além de inconstitucional, por tratar-se de matéria de competência privativa do chefe do Poder Executivo, é tecnicamente inviável…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Só espero encontrar esses dois Dep. no meio dos tradicionalista um dia, pois quero ter o prazer de olhar bem nos olhos deles.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo