Arquivo

Os vencedores. No Brasil, quem mandou nos votos, pela ordem, foram PMDB, PT e PSDB

Os números da eleição de domingo, no Rio Grande do Sul, consolidam a posição de liderança de dois partidos, no Estado: PMDB e PT. Mas, e no Brasil, como foi? Há critérios vários para estabelecer rankings, e cada qual escolhe o seu. Pode ser, por exemplo, pelo número de prefeituras. Acho que é falho, mas é viável. Prefiro a quantidade de votos.

 

Mesmo aí, porém, há duas formas de fazer. Uma são os votos obtidos para o pleito proporcional; outra para os prefeitos. O jornalista Fernando Rodrigues, da Folha de São Paulo e do Universo OnLine (UOL), é um dos mais prestigiados profissionais do ramo. E ele optou pelos votos para os Executivos.

 

Por aí, fica-se sabendo, ao contar o apoio obtido pelas agremiações, que PMDB (que cresceu), PT e PSDB são os grandes vitoriosos de 5 de outubro. Ao contrário do DEM, que, nas palavras dele, “despencou”. E mais, tem a contar como seu troféu (e olhe lá, dada a influência local tucana) o paulistano Gilberto Kassab na foto de Fábio Rodrigues Pozzebom, da Agência Brasil.

 

Em todo caso, concorde-se ou não, é uma avaliação interessante. E merece ser lida, ao menos. Confira, a seguir, o que escreve Rodrigues:

 

“PMDB desbanca PT e PSDB no número de votos para prefeitos em todo o país

Uma das maneiras de aferir o sucesso de um partido na eleição para prefeito não é apenas o número de cidades conquistadas, mas quantos votos todos os candidatos de determinada legenda receberam no país inteiro. Nessa categoria, o PMDB ficou em primeiro lugar. Desbancou PT e PSDB e ainda estabeleceu um novo recorde nesta eleição de 2008. Nas três últimas eleições municipais, os campeões de voto foram o PSDB (1996 e 2000) e PT (2004).

Os candidatos a prefeito pelo PMDB receberam neste ano de 2008 um total de 18.422.732 votos. Essa montanha de sufrágios equivale a 18,6% dos votos válidos de todo o país dados a candidatos a prefeito nas votações de primeiro turno, segundo trabalho estatístico do jornalista Piero Locatelli.

Em 2004, o campeão de votos para prefeito havia sido o PT, com 16.326.047 votos, o equivalente a 17,2% do país. O segundo colocado há quatro anos foi o PSDB (15.747.592 ou 16,5%). O PMDB era apenas o terceiro colocado (14.249.339 ou 15%).

Em 2000, o PSDB havia sido o campeão (13.518.346 votos ou 16% do total). Era seguido pelo PMDB (13.257.650 votos ou 15,7%), DEM (12.973.544 ou 15,4%) e PT (11.938.734 ou 14,1%).

 

O DEM merece uma menção especial por ter despencado neste ano de 2008. Ficou em quarto lugar, com 9.291.086 ou 9,4% do total dos votos de todo país dados a candidatos a prefeito. Perdeu 1,947 milhões de votos em quatro anos (havia recebido 11.238.408 votos em 2004)…”

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui a íntegra da nota “PMDB desbanca PT e PSDB no número de votos para prefeitos em todo o país”, de Fernando Rodrigues, da Folha de São Paulo e do Universo OnLine. Nela, inclusive, você encontra tabelas explicativas bastante interessantes.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo