CidadaniaEleições 2014EstadoInfânciaPartidosPolíticaPrefeituraSaúdeTrabalhoUFSM

LUNETA ELETRÔNICA. Exército na periferia, Lara no Secretariado?, Estatuinte, Vestibular, Outubro Rosa…

Defesa Civil, Secretaria de Ação Comunitária e Exército, na zona norte (foto Divulgação)
Defesa Civil, Secretaria de Ação Comunitária e Exército, na zona norte (foto Divulgação)

* Secretaria de Ação Comunitária e Defesa Civil, junto com o Exército, realizaram ações humanitárias na Vila Carolina, nesta terça.

* Houve ditribuição de cestas básicas para famílias cadastradas em programas sociais da secretaria e que estão instalados provisoriamente em áreas consideradas “de risco”, localizadas às margens do Arroio Cadena.

* As ações se dão em meio aos treinamentos para a Força Tarefa de Paz que vai ao Haiti. A operação envolveu o treinamento de logística em transporte e segurança alimentar.

* Aliás, dentro desse mesmo contexto, nesta quarta, oito escolas municipais recebem um “exercício militar de adestramento de tropas”, que será utilizado na missão da ONU no Haiti, com a presença do Exército Brasileiro.

* A ação acontece das 7 e meia ao meio dia, nas instalações das escolas Altina Teixeira, Martinho Lutero, Euclides da Cunha e Ledovina da Rosa Rossi.

* E também estão incluídos os estabelecimentos Pinheiro Machado, Pão dos Pobres Santo Antônio, Irmão Quintino e na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Sinos de Belém.

* Segundo o comandante do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil, coronel José Ricardo Nunes, a ação visa proporcionar o melhor adestramento do efetivo.

* Para tanto, segundo o coronel, há a necessidade da utilização de instalações e áreas urbanas adequadas. Isso vai possibilitar a criação de situações que se assemelhem ao ambiente operacional que será encontrado no Haiti.

* Nas escolas, o treinamento é relacionado a Exercícios de Coordenação Civil-Militar, que envolve a manutenção das instalações, limpeza e atividades de interação com as crianças.

* Um comentário feito por um leitor do sítio (na nota em que se falava do futuro secretariado de José Ivo Sartori), vale repetir aqui. Disse “GEF”: “será se o Luis Augusto Lara vai ser secretário do gringo também?”

* Vamos combinar que a brincadeira faz todo o sentido. Afinal, o PTB aderiu a todos os governos recentes do Estado e Lara sempre foi secretário. Logo…

* Olha só o recado da Comissão Permanente de Vestibular da UFSM: os interessados em oferecer hospedagem aos candidatos do concurso deste ano, podem fazer o cadastro nesse endereço eletrônico: www.coperves.ufsm.br.

* Devem ser preenchidos os dados pessoais e os serviços que serão oferecidos, o valor da diária, um ponto de referência, dentre outras informações.

* O cadastro está aberto para comunidade em geral nos municípios-sede do Vestibular, o qual ocorrerá entre 12 e 14 de dezembro. Para mais esclarecimentos, entre em contato através do telefone (55) 3220 8170 ou pelo e-mail [email protected].

Votação sobre escolha de delegados: chapas ou individual? (foto Fritz R. Nunes/Sedufsm)
Votação sobre escolha de delegados: chapas ou individual? (foto Fritz R. Nunes/Sedufsm)

* Avança a discussão sobre Estatuinte na UFSM, através da Comissão provisória que trata do assunto e, nesta terça, tratou da metodologia do processo a ser implantado.

* O processo de escolha dos delegados que vão participar das discussões, serão eleitos em dois turnos. Num primeiro momento, será por unidades da UFSM, que escolherão 45%. Outro tanto será através de chapas organizadas pelas entidades.: DCE, ASSUFSM e Sedufsm.

* Os 10% restantes serão destinados a delegados eleitos na comunidade externa da UFSM. Ao editor isso não parece claro como acontecerá, mas enfim…

* Ah, a reunião em que tudo isso foi discutido e votado teve a cobertura da assessoria de imprensa da Seção Sindical dos Docentes da UFSM. Os detalhes e as discussões que houve, você encontra clicando AQUI.

* Na próxima sexta, a Prefeitura, via Secretaria da Saúde, irá promover o encerramento da Campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama.

* Durante o evento, serão oferecidos exames de glicemia (HGT), verificação de pressão arterial, confecção de cartão SUS, além de distribuição de folders e informações sobre a saúde da mulher. Também será realizado o sorteio de camisetas do Outubro Rosa.

* A atividade, que acontecerá na Praça Saldanha Marinho, a partir das 2 da tarde, também será alusiva ao Mês da Criança.

*  Haverá um espaço infantil com a participação da Secretaria da Educação, que levará à Praça o Projeto Leitura do Coração, e brinquedos oferecidos pela Secretaria de Esporte e Lazer, em parceria com a Secretaria da Saúde.

* Ainda entre as ações, o público poderá acompanhar a Banda Marcial do Projeto Social da Vila Urlândia e da Orquestra Infanto-juvenil do Centro de Convivência Social Vicente Palotti.

* O encerramento acontece às 5 da tarde, com uma caminhada pelo Calçadão Salvador Isaia, no Centro da cidade. Durante o passeio haverá distribuição de panfletos sobre a prevenção e o combate ao câncer de mama.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. A participação da comunidade (nos cinco campi) será por audiências públicas. Já a eleição dos 10% de delegados – a metodologia- ainda não foi fechada, está em discussão.
    Att.
    Fritz Nunes
    Assessoria da Sedufsm

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo