CulturaEducaçãoEleições 2014EsporteEstadoHistóriaPartidosPesquisaPolíticaPrefeituraRegiãoSaúde

LUNETA ELETRÔNICA. Pesquisa Ibope, Alda, ainda a chuvarada, o retorno de Felipão, a Imigração Alemã…

selo eleição menor* Imagina-se que os eleitores cativos, não se sabe quantos, da candidata saibam que ela é mesmo candidata. Sim, porque muita gente (inclusive este editor) foi pega de surpresa.

* O fato é que Alda (“todos são farinha do mesmo saco”) Olivier concorre à Câmara dos Deputados, pelo PSTU, em coligação com o PSOL. E é mais uma opção santa-mariense, pelo lado da esquerda-esquerda.

* A principal notícia a surgir nesta quarta-feira, muito provavelmente, é a pesquisa que o Ibope está fazendo, levantando a intenção de voto para a Presidência da República.

* Militantes da dobradinha Dilma/Temer, que o editor ouviu nesta terça, imaginam que os números serão muito semelhantes aos últimos, isto é, com a petista e o peemedebista em condições de pelear pela vitória em primeiro turno. Será?

* Como você LEU mais cedo da noite (e conferirá mais detalhes daqui a pouco), Santa Maria está mesmo com mais de 200 mil eleitores.

ENTÃO, Luiz Felipe Scolari, depois do fiasco da seleção brasileira na Copa, está retomando a carreira no clube que mais o projetou e com o qual se identifica, o Grêmio. Ele foi contratado para fazer com que o time jogue e fique entre os primeiros do Brasileirão. O trabalho começa nesta quarta-feira, com a apresentação oficial (foto Rafael Ribeiro/CBF/Divulgação)
ENTÃO, Luiz Felipe Scolari, depois do fiasco da seleção brasileira na Copa, está retomando a carreira no clube que mais o projetou e com o qual se identifica, o Grêmio. Ele foi contratado para fazer com que o time jogue e fique entre os primeiros do Brasileirão. O trabalho começa nesta quarta-feira, com a apresentação oficial (foto Rafael Ribeiro/CBF/Divulgação)

* Mas é “por uma unha”. São só 247 além, o que permite sonhar com a manutenção até 2016, quando, na eleição municipal, haveria a possibilidade de segundo turno. Mas todos os que defendem o acréscimo morrem de medo do recadastramento biométrico.

* Se ele acontecer, estima-se (pela media histórica das outras comunas gaúchas que passaram pelo processo) uma redução de 10%.

* O último boletim divulgado pela Defesa Civil do Estado aponta ainda, em números redondos, 2,1 mil gauchos fora de casa, por conta dos efeitos da chuvarada que atingiu o Rio Grande há pouco mais de duas semanas.

* São duas comunas em Calamidade Pública e 134 em Situação de Emergência. A mais recente é Jaguari, aqui na região central do Estado.

* A decretação se deu em função dos estragos causados pela chuva do início da semana passada. O processo, agora, segue para homologação pela Defesa Civil, o que habilitaria o município a buscar recursos junto ao Ministério da Integração Nacional.

* A Seção Sindical dos Docentes da UFSM está convidando professores e a comunidade universitária para uma palestra sobre “Mercantilização na Educação”.

* O palestrante será Vicente Rodriguez, professor do Departamento de Ciência Sociais e Educação da Unicamp (Campinas/SP). O evento começa daqui a pouco, às 10 da manhã, no Audimax (auditório do Centro de Educação), no campus de Camobi.

* É incrível. Mas não é que ainda há cerca de 5 mil doses de vacina contra a gripe disponíveis nos postos de atendimento municipais?

* Vale para todo mundo, não apenas para os chamados grupos prioritários. Afinal, ainda faltam dois meses de inverno e ninguém está livre. Se quiser se imunizar, confira AQUI os horários e endereços nos quais acontece a vacinação.

luneta imigração alemã* Os 190 anos da imigração alemã no Rio Grande do Sul estão sendo lembrados no final da tarde desta quarta em Santa Maria.

* A partir das 6, será exibido, no Salão Cultural da APUSM (Avenida Dores 791) o documentário “Walachai”, da diretora Rejane Zilles. Ao mesmo tempo, haverá confraternização com mesas de cucas e “bockwurst”.

* Na imagem acima, que consta no convite para o evento desta quarta, você confere a tela de Ernst Zeuner, que retrata a chegada da primeira leva de imigrantes alemães em São Leopoldo, no dia 25 de julho de 1824.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo