Saúde

MAIS MÉDICOS. 422 novos profissionais no Estado

POR MAIQUEL ROSAURO

207 municípios gaúchos irão receber nos próximos dias 422 profissionais do programa Mais Médicos, do governo Federal. A semana de acolhimento destes profissionais foi encerrada ontem (17). Leia abaixo na matéria de Tiago Machado, assessor de imprensa do deputado estadual Valdeci Oliveira:

Mais 422 médicos para atenção básica do RS, destaca Valdeci

Novos médicos que vão atuar no Rio Grande do Sul
Novos médicos que vão atuar no Rio Grande do Sul

Com a presença do ministro da Saúde, Arthur Chioro, e do governador Tarso Genro, foi encerrada, nesta quinta (17), em Porto Alegre, a semana de acolhimento e capacitação de mais 422 profissionais do Programa Mais Médicos do governo federal que vão atuar em 207 municípios gaúchos a partir dos próximos dias. Conforme reforçou o ministro, esses médicos – a maioria egressos de Cuba e dos países da América do Sul – vão atuar exclusivamente na rede de atenção básica. Entre os municípios contemplados, nas regiões Centro, Vale do Jaguari e Fronteira Oeste, estão Santa Maria, São Gabriel, Santiago, São Pedro do Sul, Alegrete, Itaara e Cacequi. “O fortalecimento da rede básica deverá provocar, a médio prazo, a redução significativa das internações hospitalares. Nos locais onde já atuam, os profissionais do programa estão satisfazendo a expectativa dos usuários do Sistema Único de Saúde”, afirmou o deputado Valdeci Oliveira (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa.

O ministro da Saúde destacou que, com essa capacitação, o Rio Grande do Sul passa a contar com 1.065 profissionais do Mais Médicos, o que atende a 100% da demanda existente. Chioro fez questão de ressaltar ainda que o programa também preconiza investimentos em infraestrutura e na formação médica. “Só no Rio Grande do Sul estamos investindo recursos para recuperação e reforma de 1.171 unidades básicas e construção de 59 novas Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs)”, disse ele, que também afirmou que serão criadas 11,5 mil vagas de graduação em Medicina e 12 mil novas vagas de residência médica até 2018.
O governador Tarso Genro agradeceu aos profissionais pela disposição de trabalhar no Estado e garantiu que eles serão bem recebidos pela população. “Vocês terão muito carinho e afeto aqui”, afirmou.

Também presente no ato, o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, também ressaltou a importância do programa para os municípios. “Não é um ganho para os governos das diferentes esferas. É um salto de qualidade para a atenção básica da população”, assinalou.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo