EducaçãoMemória

MEMÓRIA. Repercute a morte de Antonio Meneghetti, figura no mínimo controversa, que fez morada por aqui

Antonio Meneghetti: anjo ou demônio?
Antonio Meneghetti: anjo ou demônio?

O cara, que morreu na manhã passada em Faxinal do Soturno e que você SOUBE, por obra e graça do repórter Maiquel Rosauro, em primeira mão aqui no sítio, era no mínimo uma figura controversa. Antonio Meneghetti era o nome dele, tinha 77 anos, e seu corpo, após velório íntimo, deve ser cremado em São Paulo.

Intitulando-se criador de um negócio chamado Ontopsicologia, alvo de críticas de muita gente qualificada, que negava a possibilidade disso ser uma “ciência”, o fato é que Meneghetti, que criou sua faculdade na Quarta Colônia, tinha também muitos, muitos e muitos adeptos. Normalmente endinheirados e alguns políticos proeminentes.

Este editor reconhece não ter condições de avaliar a figura. Mas vai oferecer as condições aos leitores. Por exemplo: sua última entrevista conhecida foi concedida ao jornal Cidades do Vale, que circula na Quarta Colônia, onde Meneghetti era pouco menos que rei. Para acessá-la, basta clicar AQUI e encontrar os links para as quatro páginas da conversa do italiano.

Mas há um outro lado, mais misterioso, mais nebuloso, e quase proibido na região.Veja-se, por exemplo, esse vídeo que já teve quase 40 mil acessos no You Tube, e que mostra uma reportagem do final de agosto de 2008, do jornalista Alberto Gaspar, veiculada pelo “Jornal Nacional”, da Rede Globo. O título, na internet, é “Italiano acusado de homicídio ganha dinheiro no Brasil pregando lucro a qualquer custo”. Pooois é… (ah, para conferir as imagens, clique AQUI

Bueno, assim você pode ter duas visões. Ah, e em Santa Maria? Bem, aqui o prefeito Cezar Schirmer se manifestou, através de nota divulgada pela assessoria de imprensa do seu Gabinete. O texto é de Luiz Otávio Prates. Acompanhe:

Prefeito lamenta falecimento de Antonio Meneghetti. Fundador do Recanto Maestro morre aos 77 anos

O prefeito Cezar Schirmer recebeu, com muito pesar, a notícia do falecimento do idealizador do Recanto Maestro, Antonio Meneghetti. Fundador da ciência que estuda a atividade psíquica do homem, a Ontopsicologia, Meneghetti faleceu aos 77 anos em decorrência de uma parada cardiorespiratória, na manhã desta segunda-feira (20), no Hospital Caridade São Roque, em Faxinal do Soturno.. “Professor Antônio Meneghetti, ao escolher a nossa região como referência para suas atividades empreendedoras, creditou-se ao nosso reconhecimento. Todos perdemos muito, mas a sua obra notável ficará indelevelmente marcada”, frisou o prefeito.

Primogênito de nove irmãos, Meneghetti nasceu na cidade italiana Avezzano, em março de 1936, e iniciou sua relação com o Brasil em 1988, quando realizou, em Santa Maria, a primeira Conferência de Ontopsicologia no país. Em 2008, o cientista inaugurou a Antonio Meneghetti Faculdade (AMF), no Recanto Maestro – distrito de São João do Polêsine. Meneghetti escreveu 50 obras que foram traduzidas para o inglês, francês, alemão, português, russo, espanhol, letão e chinês.

Meneghetti possuía quatro doutorados – em “Filosofia” e “Ciências Sociais” pela Pontífica Universidade São Tomás de Aquino, em Roma; em “Teologia”, na Pontífica Universidade Lateranense, em Roma; e o título de Grand Doktor Nauk em Psiologia pela Suprema Comissão Interacadêmica da Federação Russa. Além disso, possuía a Láurea em Filosofia com abordagem em Psicologia, pela Universidade Católica Sacro Cuore, de Milão, e Láurea Honoris Causa em Física, pela Universidade Pro Deo, de Nova Iorque.” 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

47 Comentários

  1. Nossa….. quanta besteira comentada aqui, conheço o local, defino como elegante, limpo, sustentável, exemplo a ser seguido, prosperidade pura e lugar para poucos

  2. Lugar horroroso que ficou depois daquelas construções de péssimo gosto! Cafonas de toda parte apareceram por lá!

  3. Exemplo de monitor de deflexão: A ontopsicologia. No dicionário, se procurar as palavras “arrogancia”, “embuste”, “lavagem cerebral”, vai ter a foto do Tonino.

  4. “E sei de muita gente que leu sobre a ciência dele, q não tem nada de leigo. O q existe, é falta de entendimento da parte de certas pessoas.” – Bom, hehehe, chega ser engraçado teu comentário, Jaganata, resumindo chegamos a um axioma lógico: “Ou aceita a teoria, ou então faltou entendimento” – É praticamente algo beirando a crença cega de uma ‘seita’, como comentado anteriormente pelo colega. Lembrando que todo o saber filosófico parte do questionamento, faça um favor a si mesmo: Nunca deixe de questionar nada (nem a si mesmo), nem aceitar cegamente as coisas, ou muito menos ser intolerante. Não aceitar opiniões contrárias, criticas etc. é o primeiro e maior passo para a ignorância. Entendo que essa crença ainda tenha te deixado entorpecida e o efeito demore para passar… mas no momento que vierem os questionamentos (se vierem), você vai se emancipar disso. te desejo sabedoria, e se quiser realmente falar sobre teoria, volte ao meu argumento, e questione o que disse acerca do monitor de deflexão, e nao apenas fale que nao entendi a teoria dele. As vezes subestimamos pessoas por pensarem contrariamente a nós, porém mal sabemos que essas pessoas podem ter conhecimento suficiente para nos dar uma aula!

  5. Olha resolveu procurar no Facebook. Eu não sou defensor de ninguém. Apenas vi uma pessoa muito inteligente. Que depois que vem a falecer, os outros vem falar mal dela, não acho justo.

  6. Meu poderes ontopsicológicos, recebidos diretamente do Mestre, me coloca como herdeiro.
    Meu Meneghetti preferido é o das aberturas de Faxinal, este sim uma baita artista da madeira… este sim abriu muitas portas… testando seus belos produtos.

  7. Releia onde usei mestre, mestre dele… o cara tinha 4 doutorados, em universidades de qualidade suspeita.
    Sendo um verdadeiro e o chamaria de Doutor, o estágio acima de Mestre, mas como nunca vi seus diplomas e nao sei se sao convalidados no Brasil… podem ser de cursos de final de semana, fico na dúvida. A ciência dele é conhecida somente por ele e seus seguidores.

  8. Primeiro, isso não é seita. Isso é ciência. Perguntei se participa, justamente usando a palavra mestre, deu a entender q o Meneghetti seria seu mestre. Como pode reparar que não participo, e justamente por isso não uso a palavra mestre.

  9. Em toda seita existem meses, foi eu usar a palavra e parecia entender do assunto, parecia que eu participava… Logo depois falei do mundo limitado e não entendo nada…
    Hehehe esta confusão resume tudo do conhecimento da sem sobrenome que quer saber o dos outros… Hereges

  10. Jaci vc participa da Ontopsicologia? Pois parece, pois chamou o Meneghetti de mestre.O Alécio pelo que conheço dele, acredito que ele irá dar continuidade apenas a ciência.

  11. Reconheço que muitas pessoas tenham inveja, e outras difuculdade em aceitar que ele era o maior Gênio da atualidade. Serei eternamente grato por tudo o que ele me fez compreender, masmo tendo passado os últimos anos sem falar com o Professor. Antes de criticar, pensem que ninguém nasce pobre e fica rico, reconhecido no mundo todo se não for um grande líder. Todos os grandes são criticados e incompreendidos, mas falar mal sem conhecer é uma prova de ignorância.

  12. Este é o herdeiro ´da liderança… patrimonio é para filhas, viúva e fundações e ABO, mas o CARA que herdou o conhecimento.. é o discípulo mais reconhecido e todos sabiam ser o preferido do mestre.

  13. Só pra saberem. Não faço parte da Ontopsicologia. Apenas conheço a história dela desde o início dela no Brasil, até mesmo antes de ser construído o recanto do maestro.

  14. Carlos do que? Posso saber?
    Jaganata do que? Não preciso saber.
    Não sabia da %. Agradeço saber. Plantam encima dos rios e constroem encima das nascentes, tudo errado… até a ontopiscologia usa a tática de apontar o erro alheio para justificar os próprios… ensinaram o Schirmer

  15. E na lei do Brasil 50% dos bens se pode fazer o q quiser, os outros 50% realmente fica para os filhos. detalhe que essa leia é do Brasil, já na Itália não conheço. e se for como no Brasil, ele tem Bens na Itália e em outros países. Duvido que a familia irá realmente ter direitos aqui. Mas vamos esperar pra ver então. Sem fala, que as filhas terão que querer brigar por isso tbm.

  16. Carlos do que,posso sabe? pois para ler todos os livros dele, acredito que eu saberei de quem se trata. E sei de muita gente que leu sobre a ciência dele, q não tem nada de leigo. O q existe, é falta de entendimento da parte de certas pessoas.

  17. Vc deve está certo mesmo. pois destruiram 20% da floresta. enquanto que os lavoreiro destroem 90%, isso sem fala nos leitos dos rios.

  18. “Apenas morros de floresta” que acabaram para colocar aquelas construções… e quanto as lavoura, RESPEITO! São graças a elas que temos alimentos.

  19. Engraçado… mas mesmo com testamento etc… tudo ‘encaminhado’ quem é filha tem direitos na justiça, vai ser grande a briga pelos bens… afinal, pelo que ele pregou foi apenas o que restou… Ja li todos os livros dele, e as teorias sao interessantes até entrarem em uma ‘sinuca de bico’, e então ele justificar com algo injustificável… como por exemplo, o mal do humano vir de um monitor, e no desvem da teoria ele alega ser de origem alienigena… (claro, assim fica difícil averiguar) porem com os avanços da neurociencia e da física, assim como astronomina, apenas leigos comprariam o ‘gato por lebre’ vendido em sua ciencia de faxada…

  20. Não haverá disputa alguma, pois ele deixo tudo arrumado antes de falecer. E antes de existir o recanto, existia apenas morros de floresta, q hoje mesmo preservam bem mais que os lavoreiros de arroz da região, tenho certeza. e sem fala das cidades.

  21. Coerente… familia não precisa…
    Tô louco para ver a disputa. ABO
    Eu nao vejo beleza no REcanto Maestro, destoa da Quarta Colônia, mas esta é minha singela percepção.

  22. Só para o Jaci saber, o Recanto do Maestro não irá ficar para as filhas do Antonio Meneghetti. Pois irá ficar tudo para a ABO.

  23. A Silvana entro em contato com ele, mas pelo jeito não aprendeu nada. E o cancêr no fígado dele foi viral. Então não quer dizer que a teoria dele esteja errada.

  24. O tal de Jaci Borreau, não sabe nada mesmo. Antes de sair falando deveria se informar sobre o assunto, ou ficar em silêncio.

  25. Autoridade para tecer comentário? Este tipo de arrogância deve ser da cartilha ontopsicológica.
    Eternize sua obra, siga comprando livros e fazendo cursos, alimentando o legado AMF. Tem gente que precisa seguir comendo caviar no Recanto Maestro.

  26. O cara DESTRUIU a paisagem e arquitetura italiana na quarta colônia implantando aquele condomínio no pé do morro.
    Resta saber quem é o herdeiro ou herdeira de seus poderes. Parece que existem filhas italianas que herdarão suas posses. Quiça exista alguma herdeira brasileira.
    Quem herdará a ONTOPSICOLOGIA? Existe uma pessoa?
    acho que era o típico movimento ligado ao criador. A criatura morre com criador.

  27. Discordo do meu xará, pois eu posso afirmar, já que tenho experiência prática. Participei de alguns “programas” e vários encontros, dos quais saí com a certeza da vaguidade das teorias da ontopsicologia. Não vou usar os mesmos termos da colega Silvana, a qual com certeza tem motivos para citar tais palavras, porém digo que ele não fará falta alguma aqui na terra. Tenho é pena de quem o idolatrava e desvirtuava dos conceitos concretos. Chegava a ser ridículo…

  28. Eu tive contato com o dito cujo e sua obra e garanto que o mundo ficou muito melhor depois que ele nos deixou.
    Alias, ele morreu muito cedo (só 77 anos) e de câncer no fígado, isto prova que suas teorias estavam totalmente erradas já que não funcionou nem com ele.
    Ontopsicologia agora vai acabar, já que não tem conteúdo científico algum.

  29. Apenas quem teve contato com sua ciência, obras e postulados possui autoridade para tecer algum comentário. Fora isso, é palpite influenciado pela mídia. Enorme perda, que graças a sua genialidade, preocupou-se em eternizar sua obra.

  30. Putz, parece que a prefeitura travestiu-se de relações públicas do defunto.
    Meneghetti está para a Ciência, assim como o Xirme está para a administração pública.
    Até dá pra desconfiar que o alcaide tenha feito algum cursinho por lá.
    Cabe aqui uma pergunta: acaso saiu alguma nota da prefeitura em que o Xirme lamenta a morte da 242ª vítima da boate maldita?

  31. Fechou todas agora! Fico pensando agora; a morte dele nao seria algo negativo pra regiao e algumas pretencoes politico santamarienses?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo