DestaqueSanta Maria

BASTIDORES. Reunião pública sobre pandemia, a Renda Básica em SM e vacinação de educadores

Encontro foi promovido pela Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores

De forma didática, secretário Guilherme Ribas respondeu questões dos vereadores na noite desta quarta (Foto Camila Porto/Câmara)

Por Maiquel Rosauro

A reunião pública que tratou sobre o enfrentamento da pandemia de covid-19 ocorreu em tom ameno, na noite desta quarta-feira (19), na Câmara de Vereadores de Santa Maria. A equipe da Secretaria Municipal de Saúde respondeu a inúmeros questionamentos dos parlamentares e ouviu algumas reclamações.

As queixas partiram, sobretudo, do vereador Tubias Calil (MDB), que apresentou inúmeros questionamentos recebidos via redes sociais. As principais dúvidas eram sobre vacinação contra covid-19 e a falta de médicos em unidades de saúde.

O secretário municipal de Saúde, Guilherme Ribas, respondeu as questões acompanhado da secretária adjunta, Ana Paula Seerig, e da coordenadora do setor de imunizações, Cecília Mariane Pedro. O trio explicou que o Município segue o Plano Nacional de Imunização e que não há doses em estoque, mas armazenadas para sejam ministradas em grupos posteriores.

Para algumas questões mais específicas, o secretário solicitou que os vereadores encaminhassem as questões por escrito via Comissão de Saúde, responsável pelo ato desta noite. O encontro foi conduzido pelo vereador Admar Pozzobom (PSDB), presidente do colegiado.

Confira a reunião pública na íntegra:

Não agradou

Nem todos os parlamentares ficaram satisfeitos com o resultado da audiência pública desta noite. A vereadora Roberta Pereira Leitão (PP), presidente da Comissão de Orçamento e Finanças do Legislativo, não se sentiu inteiramente contemplada com as respostas de Guilherme Ribas.

Em mãos

A vereadora Marina Callegaro (PT) entregou nas mãos do prefeito Jorge Pozzobom (PSDB), na terça-feira (18), uma Carta de Manifesto em apoio a Renda Básica Emergencial em Santa Maria. A missiva foi formulada pelo Comitê de Combate à Fome e em Defesa da Renda.

A finalidade do documento é pressionar o executivo pela implantação do programa na cidade, assim que recursos forem encaminhados pelo Legislativo.

Marina Callegaro cobrou de Jorge Pozzobom a aplicação do projeto de Renda Básica Emergencial (foto Fabricio Vargas/Divulgação)

Na fila

A vacinação dos educadores de Santa Maria não será priorizada diante de outros grupos que estão à frente no Plano Nacional de Imunização. A informação foi confirmada pelo procurador geral do Município, Guilherme Cortez, em reunião na Câmara.

“Do ponto de vista jurídico, não temos como garantir uma inversão na ordem de vacinação”, disse Cortez.

A afirmação foi feita em uma reunião da comissão especial que busca viabilizar a vacinação dos educadores. O colegiado é formado por Luci Duartes – Tia da Moto (PDT), presidente; Givago Ribeiro (PSDB), vice-presidente; e Marina Callegaro, relatora.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Com relação a não ser possível mudar ou alterar a ordem dos grupos no Plano Nacional, cabe salientar que o Sr. Prefeito Jorge Pozzobon por ocasião de sua participação no programa Pampa Debates, garantiu que vacinaria os profissionais da Educação antes dos apenados e ainda deu a entender que seria em breve. Conversa fiada??

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo