HabitaçãoTrabalho

HABITAÇÃO. Projeto pode beneficiar trabalhadores dos Correios em Santa Maria. Ah, a iniciativa é deles

Na reunião, que aconteceu ontem, trabalhadores da ECT receberam mais informações

Interessante a informação que me chegou há poucos instantes. Ah, mais que isso, importante. Por isso, a reproduzo na íntegra. O texto e a foto são do jornalista Fritz R. Nunes. Acompanhe:

Trabalhadores dos Correios de SM podem ser beneficiados por projeto habitacional

Uma reunião com administradores da Cooperativa Habitacional dos Correios (Cohrreios), em Santa Maria, neste sábado, 22, pode ter sido o passo inicial para a implantação de um projeto de moradia popular que contemple trabalhadores dos Correios e de outros segmentos profissionais. A reunião, que ocorreu no auditório da Empresa dos Correios (ECT), na Venâncio Aires, foi uma iniciativa do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios (SINTECT-SMA) e contou com a presença de cerca de 30 pessoas.

A negociação para que seja desenvolvido um projeto em Santa Maria vem acontecendo desde o ano passado e conta com o apoio da direção local e estadual dos Correios, explica Luiz Carlos Machado Vargas, secretário geral do SINTECT-SMA. Na negociação que vem sendo efetuada, a empresa cederia uma área, que fica nas esquinas das ruas Ernesto Beck com Visconde de Pelotas, onde atualmente funciona a CEE (Central de Encomendas e Entregas). Após a reunião deste sábado, em que foram detalhados como funciona o projeto, representantes da Cooperativa Habitacional foram até o local analisar a área.

Paulo Machado, funcionário da ECT e que atua na administração da Cohrreios, ressalta que os projetos de moradia são construídos aos moldes do programa “Minha Casa, Minha Vida”, do governo federal, financiados através da Caixa Econômica Federal (CEF). Em função disso, os critérios para as pessoas fazerem parte são bem rigorosos. Não se pode ter qualquer dívida com a CEF ou o Banco do Brasil, ou mesmo estar em débito com tributos federais. Por outro lado, a pessoa não pode ter qualquer imóvel em seu nome e possuir uma renda de até três salários mínimos.

Para fazer parte de um projeto de moradia popular capitaneado pela Coohrreios é necessário ser um cooperativado. Para isso, é cobrada uma cota de 225 reais, que pode ser parcelada em até 15 vezes. Também é cobrada uma taxa administrativa de 13 reais. A partir do momento em que a pessoa for contemplada com a moradia, ela passará a pagar um valor correspondente a 10% do seu salário, num prazo de 10 anos, sem qualquer juro.

Desde que foi fundada a Cooperativa, em 2004, três projetos habitacionais já foram concluídos, na região metropolitana de Porto Alegre, sendo um deles um condomínio fechado em Esteio. Na capital gaúcha, em fase de conclusão, um condomínio com 980 apartamentos na Baltazar de Oliveira Garcia.  

A Coohrreios existe desde 2004, quando, em Porto Alegre, funcionários da ECT resolveram se unir para uma ação dentro de uma visão cooperativista, propondo parceria com municípios, direção da ECT e governo federal para reduzir o déficit habitacional para famílias de baixa renda. A partir de 2006 houve uma alteração estatutária e, atualmente, não apenas os funcionários dos Correios podem aderir à cooperativa, mas também outars categorias de trabalhadores, servidores públicos ou não, que se enquadrem dentro da regra principal: receberem até três salários mínimos. Os projetos desenvolvidos pela Coohrreios já despertaram a atenção da atual direção da ECT, que discute a possibilidade de exportar a experiência gaúcha para todo o país.

Para os interessados em obter informações sobre o trabalho desenvolvido, a Cooperativa Habitacional possui um site: www.coohrreiosrs.com.br. Também há um blog para visitas: sonhoportoverde.blogspot.com.”

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

14 Comentários

  1. paguei mais de 10 anos para ter minha moradia pela qual nunca saiu do papel quero meu dinheiro de volta e se passaram anos e ate agora nao recebi nenhum dinheiro de volta… queria apenas meu dinheiro de volta .era pra ter sido no beco dos cunhas de viamao mas nem quero mais casa ..quero so o que paguei.

  2. Eu também estou escrita nos apartamentos da Baltazar, e só pago,pago,pago e nada quero uma resposta sobre isso

  3. Fiquei sabendo do loteamento Condominio dos cooperativados dos correios, estão cadastrando para habitar casas neste condominio em Aguas Claras-Viamão. Gostaria de me cadastrar. Como faço? Aguardo retorno. Att, Eliane Garcia

  4. eu estou escrita projeto baltazar a muito tempo ja estvava quase desistindo mas vou confiar mais um pouco em voces ainda tenho esperança que meu projeto da baltazar sai do papel e saia esses apartamentos eu tou na fila de espera mas quem espera sempre alcança

  5. eu me escrevi no dia 06/05/2013 para as casas do porto verde já tem alguma em andamento e quais as minhas chances pois não aguento mais pagar aluguel uma boa tarde

  6. Estamos criando uma cooperativa dos mesmos moldes de vocês aqui em Betim – MG. Gostaria de manter um contanto com voces, para que possam nos passar um pouco de suas experiências. Se possível estarmos visitando vocês, ou vocês virem aqui. Obrigado…um Abraço.. Reginaldo Aparecido da Silva

  7. Bom Dia Fiquei sabendo desse programa habitacional agora gostaria de saber mais sobre , Sou morador de Betim Minas Gerais cidade Metropolitana de Belo Horizonte Trabalho no CTCE BH E Varios funcionarios estao empolgados com esse programa e pela quantidade de funcionarios interessados na região não sera dificil, e gostaria de saber se a empresa esta ajudando .
    Desde já agradeço e aguardo resposta de comentário . Obrigado !!!!

  8. Boa tarde! Gostria de saber se tem alguma previsao para a saida da obra da ernesto becker antiga garagem dos correios.
    Aguardo um retorno!!!
    Att> Andreia

  9. ola,gostaria de saber!quem recebeu o carne para pagar s esta certo,os apartamenro!ate quando e o prazo de entrega!obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo