CampanhaCongressoEleições 2010

ELEITOS. Sabe quem é Francisco Everaldo Oliveira Silva? Ele será deputado federal

Sim, é ele mesmo, o que vai se eleger e, então, contará “o que faz um deputado”

Conforme a Constituição, em seu artigo 14, são requisitos para candidatos a cargo eletivo: ter nacionalidade brasileira; ter pleno exercício dos direitos políticos; ter feito alistamento eleitoral; possuir domicílio eleitoral na circunscrição; e ter filiação partidária.

Da mesma forma, há limites de idade a ser atendidos: 35 anos para candidatos a presidente, vice-presidente e senador; 30 anos para governador e vice-governador; e 25 anos para deputado federal, estadual e distrital.

Portanto, cá entre nós, se há candidatos, digamos, exóticos, a responsabilidade é deles mesmos e, obviamente, dos partidos políticos que os indicam. E à população, soberanamente, cabe eleger ou não os nomes apresentados. Diante de tudo isso, como impedir que uma extravagância como Tiririca (ops, Francisco Everaldo Oliveira Silva) vire deputado federal? Só tem um jeito: não votar nele. Nenhum outro.

Ah, mas ele não está sozinho nisso. Poderá ter como colegas de Câmara dos Deputados, por exemplo, os jogadores (aposentados) de futebol Vampeta, Marcelinho Paulista, Romário e… o gaúcho Danrlei de Deus, grande herói da torcida do Grêmio, e que concorre pelo PTB do Rio Grande. Da mesma forma que o Gaúcho da Fronteira poderá virar deputado estadual. Se obtiver votação suficiente. É assim na democracia. E é bom que seja.

Ah, para saber mais de tudo isso, acompanhe material interessantíssimo (pena que sem nomes gaúchos incluídos) produzido e distribuído pela Agência Senado. A seguir:

Muitos artistas concorrem a vagas no Legislativo

Francisco Everardo Oliveira Silva, popularmente conhecido como Tiririca, tem chamado a atenção na internet não pelo seu trabalho como humorista, mas pelo desempenho no horário eleitoral gratuito. Ele, que ficou conhecido no Brasil cantando a música “Florentina” nos anos 90, é candidato a deputado federal em São Paulo, pelo PR. A campanha de Tiririca apareceu, na última semana, na lista de assuntos mais comentados (trending topics) do Twitter no Brasil e no Mundo.

Um vídeo com sua propaganda eleitoral é um dos mais acessados do YouTube, com mais de 300 mil exibições. No quadro, o humorista diz não saber quais são as atribuições do cargo a que disputa, mas pede: “Vote em mim, que eu te conto”.

O candidato busca o humor para angariar votos, mas também conta com sua popularidade como artista. Essa vantagem de grande exposição na mídia tem motivado celebridades das mais diversas áreas, como músicos, artistas de circo, modelos e ex-jogadores de futebol, a disputarem cargos no Senado e na Câmara Federal, nas eleições de 3 de outubro.

Se lograrem êxito, integrantes do Showbiz como os cantores Moacyr Franco, Netinho de Paula, Waguinho e Renner podem ocupar algumas das 54 cadeiras em disputa para o Senado Federal. Eles são candidatos pelos seguintes partidos e estados, respectivamente: PSL/SP; PC do B/SP; PTdoB/RJ; e PP/GO…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo