Câmara de VereadoresPrefeituraTrabalho

SERVIDORES. Reajuste de 5,91% aprovado por unanimidade. Mas discurso não faltou

Cilon Corrêa falou na Tribuna Livre. E não poupou críticas à não atenção à defasagem salarial

Assim é o Parlamento. Não se trata de crítica, como poderia parecer. O fato é que “parlare” é função do edil, em qualquer nível. Concordar é outra coisa. Achar que um quer ficar bem com todos os lados não é pecado. Inclusive foi o que pareceu, lendo a cobertura da sessão desta terça-feira, na Câmara de Vereadores.

Ao lado de críticas ao governo passado, elogio às posturas do atual. Mas sem esquecer de lembrar que todos (que ninguém é bobo) estão a favor dos servidores. Ah, e claro que unanimidade na decisão de aprovar o reajuste de 5,91% também se verificou – mesmo de quem criticava o prefeito Cezar Schirmer.

Ah, e todos se solidarizaram ao presidente do Sindicato dos Municipários, Cilon Régis Corrêa, que utilizou o espaço da Tribuna Livre para defender sua categoria e que fez críticas ao comandante do Executivo. Enfim, é o parlamento. Há como mudar? Bem, quem diz que se deve?

Enquanto refletimos, melhor acompanhar o material produzido pela assessoria de imprensa do Legislativo. O texto é assinado por Clarissa Lovatto e Beto São Pedro, com foto de Gabriela Perufo.

“…Na discussão do projeto, O vereador Jorge Trindade (PT), que é servidor público da UFSM, criticou o índice de 5,91% proposto pelo Executivo Municipal e a falta de diálogo da prefeitura com os sindicatos dos servidores e professores municipais. “Tem de haver diálogo constante e interlocução com a classe trabalhadora”, opinou.

A vereadora Helen Cabral (PT), que é professora da rede estadual, registrou apoio à luta do Sindicato dos Municipários e dos Professores Municipais por melhores condições salariais e de trabalho. Helen cobrou do prefeito Cezar Schirmer (PMDB) projeto de reajuste salarial, superior ao de revisão geral anual, que valorize os servidores municipais. “Estamos esperando que logo ali venha projeto de reajuste para nossos funcionários. Se o Executivo quiser pode dar 10%”, enfatizou. A vereadora criticou a administração municipal por encaminhar projeto de revisão, na última semana, sem estabelecer diálogo prévio com o Legislativo Municipal e sem comunicar os Sindicatos.

O vereador Manoel Badke (DEM) afirmou que o índice proposto pelo Executivo Municipal é bem superior ao oferecido pela administração municipal na gestão passada, de 0,01%. “Nosso governo é transparente e tem responsabilidade”. Badke observou que o prefeito Schirmer propôs índice de acordo com as finanças do município e refutou as críticas de que o Executivo Municipal não teria dialogado com os Sindicatos. O vereador traçou paralelo entre o governo municipal e estadual, criticando o governador por estar enviando à Assembleia Legislativa, sem discussão prévia com os funcionários, aumento da alíquota previdenciária dos servidores estaduais.

O vereador João Carlos Maciel (PMDB) afirmou que, historicamente, a relação de governos e sindicatos sempre foi estremecida na definição dos índices de revisão geral anual. “Acho que os prefeitos e governos devem levar muito a sério os servidores públicos”, observou. João Carlos Maciel registrou que, em 2001, primeiro ano da administração de Valdeci Oliveira (PT), o IPCA chegou a 12,53% e o índice de revisão geral foi de 1%. João Carlos Maciel afirmou ser favorável ao diálogo permanente do Executivo Municipal com os sindicatos dos professores e dos municipários.

A vereadora Maria de Lourdes Castro (PMDB) ressaltou que o Executivo Municipal trabalha para melhorar as condições salariais e de trabalho dos servidores municipais. Mas ponderou que, ao longo dos anos, houve falta de respeito da administração municipal com os servidores públicos tanto que hoje há servidores recebendo responsabilidade técnica de 100% enquanto outros recebem vencimentos inferiores ao salário mínimo. Maria de Lourdes afirmou que o Parlamento é defensor das reivindicações dos servidores e apoio o Executivo a resolver as discrepâncias existentes na remuneração dos funcionários.

PARA LER A ÍNTEGRA DA COBERTURA, INCLUSIVE DAS PALAVRAS DE CILON, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

4 Comentários

  1. Senhor Luiz, voce é contra aumento para servidores públicos,
    mesmo quandoa lguns ganham menos que o salário mínimo? Não é culpa do servidor público se o administrador não cumpre aquilo que promete em campanha, ruas esburacadas não é problema do servidor e sim, de quem governa..estás equivocado.Cobre do Prefeito, esta atitude é a mais correta..

  2. Luiz :Os impostos que pago tem que ser destinados primeiramente ao atendimento de minhas necessidades de contribuinte.
    Sou CONTRA aumento ou mesmo reajuste para funcionalismo público enquanto as ruas da cidade estiverem sujas e esburacadas, as escolas municipais estiverem desaparelhadas e as unidades de saúde carecerem de itens basicos.
    Quem não estiver satisfeito com o que a Prefeitura pode pagar, que aproveite a onda de pleno emprego que vive o país e mude de profissão…

    Concordo em número, Gênero e grau com o que disse o Luiz;…e gostaria tb de saber da vereadora Helen (já que ela é professora da rede estadual), se a mesma já fez uma REINVINDICAÇÃO salarial (e de VALORIZAÇÃO dos servidores e funcionários do Estado do RS) também ao governo Tarso?

  3. @Luiz
    um apena que pense assim…tem muito funcionário da prefeitura ,todos os padroes I,II e III que ganham abaixo do salario minimo.tá no site da prefeitura .Na verdade em santa maria só se ganha bem ,prefeito,vice ,vereadores e secretários.

  4. Os impostos que pago tem que ser destinados primeiramente ao atendimento de minhas necessidades de contribuinte.

    Sou CONTRA aumento ou mesmo reajuste para funcionalismo público enquanto as ruas da cidade estiverem sujas e esburacadas, as escolas municipais estiverem desaparelhadas e as unidades de saúde carecerem de itens basicos.

    Quem não estiver satisfeito com o que a Prefeitura pode pagar, que aproveite a onda de pleno emprego que vive o país e mude de profissão…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo