DestaqueSanta Maria

KISS. Emoção, caminhada e vigília marcam 1ª noite da programação para lembrar 11 anos da tragédia

“Justiça e prevenção, para que nunca mais aconteça”, tema central do evento

Por Lenon de Paula (com fotos de Marcelo Oliveira) / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

A Prefeitura apoia a Associação de Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) na realização das atividades em alusão aos 11 anos da tragédia na Boate Kiss. Com o tema “Justiça e prevenção, para que nunca mais aconteça”, a programação iniciou na noite desta sexta-feira (26) e continua neste sábado (27). As atividades ocorrem em homenagem aos 242 jovens vítimas da trágica madrugada de 27 de janeiro de 2013, que deixou outros 636 feridos e culminou na maior tragédia do Rio Grande do Sul e a segunda maior do país em número de vítimas em um incêndio.

“Nós não podemos, nunca, esquecer o que aconteceu. E quando falo isso, é porque, lamentavelmente, na Rússia. em 2022, um incêndio em uma boate matou 13 jovens. Ano passado, um incêndio em um casamento no Iraque matou mais de 100 pessoas. E o Memorial às Vítimas da Boate Kiss, servirá de referência. O maior simbolismo dessa obra, além de fazer homenagem aos jovens que perderam a vida, é de mostrar a importância da prevenção e servir de exemplo para o mundo todo”, pontua o prefeito Jorge Pozzobom.

As atividades iniciaram com o acolhimento na Tenda da Vigília, montada na Praça Saldanha Marinho, em frente ao Banrisul. Novamente, o local foi ponto de encontro para o público que, entre abraços e lágrimas, vivenciava mais um 27 de janeiro. Para a caminhada até o prédio onde funcionava a Boate Kiss, na Rua dos Andradas, 1.925, foram distribuídas máscaras – cada uma com uma frase de reflexão sobre a tragédia – para que os presentes usassem durante o trajeto. Ao chegarem no local, as máscaras foram dispostas ao longo da fachada da edificação. O ato marcou a despedida das ruínas da boate que, em breve, dará lugar ao Memorial às Vítimas da Boate Kiss. O processo licitatório da obra está em andamento e tramita em prazo recursal de julgamento da habilitação das empresas concorrentes.

Em um segundo momento, o público foi convidado a pegar pares dos mais de 250 calçados, dispostos na entrada do estacionamento do Carrefour, para colocar na calçada da boate. Logo após, flores foram colocadas em cada par. Durante o ato representativo, pelas caixas de som ecoavam relatos de familiares de vítimas e músicas tocantes. A iniciativa foi promovida pelo Coletivo de Psicanálise de Santa Maria. Conforme a psicóloga e integrante do coletivo, Vanessa Solis, a proposta buscou gerar a sensação de pertencimento e memória sobre as cicatrizes de um trauma coletivo.

“São 11 anos de uma tragédia que mudou a vida de toda a cidade. Temos a obrigação de estar aqui, junto aos familiares e amigos das vítimas, para não deixar aquele 27 de janeiro de 2013 cair no esquecimento, porque algo assim não pode mais acontecer, aqui e em nenhum lugar do mundo. Que nesses dias possamos refletir, homenagear as 242 pessoas que perderam a vida na Kiss e conscientizar, as atuais e próximas gerações, sobre prevenção e segurança. Desde aquela triste madrugada não somos mais os mesmos, mas seguiremos sempre honrando a memória dos que não estão mais aqui e vigilantes para que não se repita”, considera o vice-prefeito Rodrigo Decimo.

Perto das 2h30min deste sábado (27) – que seria o horário aproximado em que o incêndio começou – o nome de cada uma das vítimas foi lido, seguido por um minuto de aplausos e um abraço coletivo, encerrando a vigília. Também neste sábado, a partir das 18h30min, iniciam os painéis de discussão em um palco montado na frente da boate. A atividade terá a fala de familiares de vítimas e sobreviventes da tragédia da Boate Kiss, mães de vítimas de outras situações de impunidade e também familiares de vítimas de outras grandes tragédias do Brasil, como o rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho (MG), e o incêndio no Ninho do Urubu (alojamento do Flamengo, RJ). Confira abaixo a programação completa.

“Esse momento é de reunião e de pautar a prevenção e o quanto ela é necessária para valorizar a vida. É o primeiro ano que a gente tem na cidade a lei que foi aprovada no final do ano passado, coloca no calendário oficial do Município a Semana em Memória às Vítimas da Kiss. A Prefeitura ajudou a compor esse evento, trazendo alguns convidados bem importantes e que têm muito a nos ensinar e a gente muito a compartilhar da nossa experiência, especialmente diante da impunidade. Vamos debater a flexibilização da Lei Kiss, que é extremamente grave, e conversar com alguns sobreviventes sobre como eles estão onze anos depois. Também é um momento para a gente se  fortalecer para o mês que vem, quando ocorre o novo júri”, comenta o presidente da AVTSM, Gabriel Rovadoschi.

Agentes da Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU) e da Guarda Municipal atuam nas vias próximas para orientar motoristas e pedestres, e também auxiliam na segurança na Praça Saldanha Marinho e na Rua dos Andradas durante toda a programação. Profissionais psicólogos, enfermeiros e assistentes sociais do Santa Maria Acolhe oferecem acompanhamento psicossocial durante a programação. A Prefeitura de Santa Maria apoia o evento com a infraestrutura de palco, lonas, sonorização, cadeiras e banheiros químicos…”

PARA LER A ÍNTEGRA, com a programação para hoje e um conjunto de fotos, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo