CongressoPolítica

CÂMARA. Há três candidatos à presidência, mas um é favorito. Dúvida, apenas, é se haverá ou não 2º turno

São três candidatos. O favorito para vencer no 1º turno e Henrique Eduardo Alves (PMDB)
São três candidatos. O favorito para vencer no 1º turno e Henrique Eduardo Alves (PMDB)

Apenas três dias depois do Senado – cujo pleito acontece na sexta-feira – e quem define sua Mesa Diretora para os próximos dois anos é a Câmara dos Deputados. E, se nos outros cargos há previsão regimental para que os escolhidos sejam de partidos conforme sua quantidade de representação, à Presidência podem se apresentar candidatos avulsos, independente de sigla.

No entanto, normalmente quem ocupa o cargo é o partido com maior bancada. No caso, é o PMDB, que nos primeiros dois anos da legislatura cedeu o privilégio ao PT, segunda maior. Daí porque o favoritismo destacado é do norte-riograndense Henrique Eduardo Alves. A dúvida, apenas, é se conseguirá a vitória no primeiro turno.

Sim, há outros dois concorrentes afirmados e que, diz-se, vão confirmar a candidatura. Além de Alves, um RECORDISTA de mandatos, se colocam como pretendentes, o mineiro do PSB, Júlio Delgado (que quer PRIORIZAR) os projetos dos deputados) e a peemedebista Rose de Freitas, do Espírito Santo, Rose de Freitas (que sonha ser a PRIMEIRA mulher a presidir o parlamento).

O pleito será realizado no dia 4 de fevereiro e tem as suas regras muito bem definidas, como mostra material produzido pela Agência Câmara de Notícias. A reportagem é de Maria Neves. Confira:

Saiba como serão escolhidos os novos integrantes da Mesa

De volta à Câmara após o recesso parlamentar, os deputados têm até às 12 horas da sexta-feira (1º) para formar blocos parlamentares, e até às 19 horas ocorrerá o registro das candidaturas aos cargos da Mesa Diretora. A eleição será realizada às 10 horas da segunda-feira (4), quando começa a sessão legislativa  de 2013.

A indicação dos candidatos aos cargos da Mesa é decidida pelos líderes de bancadas, mas também pode haver candidatos “independentes” (sem o apoio oficial dos seus partidos) à Presidência da Câmara. O critério para a escolha dos integrantes da Mesa é a proporcionalidade partidária, que considera a bancada na eleição e os blocos eventualmente formados.

Eleição

No processo eleitoral deste ano, serão usadas 19 urnas eletrônicas. Na eleição passada, em 2011, houve sete urnas. A votação só começa quando pelo menos 257 parlamentares registram presença no Plenário. Para ser eleito no primeiro turno, o candidato deve receber a maioria absoluta  dos votos – também equivalente a 257 votos…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo