Arquivo

Câmara. Coordenador técnico do PAC fala aos edis e explica e dá detalhes das obras na cidade

A sessão ordinária desta tarde, na Câmara de Vereadores, chegou a ser interrompida em meio. O motivo: a presença do coordenador técnico em  Santa Maria, do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), através do qual serão investidos cerca de R$ 140 milhões.

 

Altamir Campos explicou o que já está acontecendo, fornecendo informações que (pelo menos este repórter supunha) os vereadores já deveriam ter, de vez que são de consumo público. Em todo caso, é importante o contato direto e foi o que aconteceu hoje. O conteúdo das explicações de Campos você fica sabendo através do material produzido pela assessoria de imprensa do Legislativo. Acompanhe:

 

“Coordenador técnico detalha obras do PAC para vereadores

 

A sessão (plenária desta tarde) foi interrompida para que o engenheiro responsável pelas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Altamir Campos, a convite da Comissão de Serviços Públicos, pudesse esclarecer algumas dúvidas a respeito das obras do Programa que estão sendo executadas na cidade. Campos considera importante que a comunidade saiba o que realmente está sendo feito. O engenheiro comentou o fato da prefeitura de Santa Maria ter sido uma das primeiras a se credenciar em busca destes recursos, apresentando um plano diretor desenvolvido com o intuito de melhorar a qualidade de vida na cidade.

 

O engenheiro frisou que a base fundamental destas obras é a construção de moradias populares. “30% do valor destinado a cada projeto deve ser aplicado em habitação”, disse Campos. Por esta razão, o foco das obras são as pessoas que moram à beira do arroio Cadena, por habitarem áreas de maior risco. “O mais importante deste projeto é a preocupação com o saneamento básico. Praticamente toda a área contemplada terá acesso a uma rede de esgoto que irá para a estação de tratamento”, acrescentou o engenheiro, afirmando que esta ação colabora com o saneamento do Cadena, que passa por um processo de revitalização, desde a Av. Assis Brasil até a Vila Urlândia.

 

O primeiro passo das obras no Arroio é o tratamento para preservar as condições normais de escoamento do efluente. “A cada enxurrada, o arroio leva um pouco da sua margem. Faremos a dragagem e a construção de um canal bem definido”, justificou Campos. Falou, também, da construção de uma avenida (Dom Ivo Lorscheiter), que inicia sobre a ponte da Av. Walter Jobim e segue no sentido norte, até a Vila Brenner. “Até a Rua Venâncio Aires, a avenida terá duas pistas, uma delas com ciclovia; a partir daí, por questões referentes ao terreno, ela passa a ter uma só via”, disse.

 

Quanto à questão habitacional, o engenheiro esclareceu que todas as famílias retiradas das margens do Cadena serão realocadas em moradias populares que serão construídas em três loteamentos localizados ao longo da avenida. “Chamamos os loteamentos de PAC 5, onde serão construídas 288 casas; PAC 4, com 226 casas; e o PAC 3, com 388 lotes. Os loteamentos terão toda a infra-estrutura necessária, como rede elétrica, iluminação pública, rede de água e esgoto. Também será feito o revestimento asfáltico em todas as ruas por onde está previsto passar o transporte coletivo”, concluiu.

 

Conforme Campos, as obras do PAC, que iniciaram em fevereiro de 2008, têm previsão de término em fevereiro de 2010. “A especificidade do PAC é o trabalho nas áreas de risco e a maior área de risco que temos é ao longo do Arrio Cadena”, afirmou Campos, acrescentando que também há uma verba específica para reflorestamento nas margens do Arroio. Os vereadores também aproveitaram para tirar dúvidas com o coordenador a respeito das obras. “Este é o maior financiamento que Santa Maria está recebendo e o Legislativo deve estar bem informado sobre a aplicação destes recursos”, afirmou o presidente, Vilmar Galvão

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui a íntegra da cobertura da sessão plenária de hoje da Câmara de Vereadores, inclusive com a manifestação dos edis sobre as obras do PAC, detalhadas por Altamir Campos.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo