Claudemir PereiraColunaPolítica

IMPRESSA. Na coluna desta terça, em destaque a porta aberta aos ‘vira-casacas’. E bronca para Sartori

Você confere a seguir, na íntegra, a coluna do editor do sítio, publicada na edição desta terça-feira, 5 de maio, no jornal A Razão:

Mudanças mais que prováveis nesse plenário, até setembro (Foto Renata Grzegorek/AICV)
Mudanças mais que prováveis nesse plenário, até setembro (Foto Renata Grzegorek/AICV)

Se abrirá a porta para ‘vira-casacas’

É improvável que se confirme o voto distrital para vereador. Não é impossível que se chancele o fim das alianças nos pleitos proporcionais. Mas se há alguma coisa com a qual a maior parte dos observadores concorda, no que toca ao arremedo de reforma política que se aproxima, é que se abrirá um espaço – um mês, quem sabe – para que os insatisfeitos troquem de partido.

Mais até que a criação de partidos novos – e dois vêm aí, resultantes da fusão DEM/PTB e da absorção do PPS pelo PSB -, será essa a janela pela qual se transportarão os vira-casacas que estão desconfortáveis no lugar que os aloja hoje e que não se mandam por temor de perder o mandato.

Aqui mesmo há quem identifique descontentes em várias siglas, a começar pelo PP e passando pelo DEM, onde os dois edis mal e mal convivem. Então, aguardemos: até o final de setembro esse momento deverá ocorrer. Será uma festa. Ou um velório. Depende de quem ganhar ou perder.

CHUVAS E TROVÕES…

Políticos com ligações nos palácios Farroupilha e Piratini, apoiadores do governo de José Ivo Sartori, não escondem a preocupação. Sabem que vem aí um punhado de projetos antipáticos à opinião pública, assim entendida a rede que vai de servidores públicos a dirigentes políticos e empresários.

…ESPERAM SARTORI

Mas o que mais preocupa, mesmo, é que o Piratini não consegue convencer o PMDB, que anda sestroso por conta de dois fatos objetivos: “não consegue nomear sua gente pelo interior e vê partidos aliados (ou nem tanto) obterem todas as benesses” exigidas. Assim é que se prognostica um tempo de vida nada fácil para Sartori, sobretudo no parlamento gaúcho.

NÃO SERÁ HOJE

Que ninguém imagine sair na reunião desta terça, na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara de Vereadores, o parecer de Sandra Rebelato (PP) sobre a possibilidade de abertura de uma subcomissão para apurar a conduta ética de João Carlos Maciel (PMDB). Não vai rolar. Ainda não.

SEM ACORDO. AINDA!

Faltam só 10 dias para que os tucanos compareçam à convenção. Até aqui, não há sinal de paz entre os dois grupos em que se divide o PSDB. Tendência, inclusive, apesar de acenos públicos, é que não haja. E, assim, os times de Nelson Marchezan Jr (desafiante) e Jorge Pozzobom (no comando) entrarão em campo. Com as armas que supõem ter. E seja o que o voto mandar.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo