Eleições 2012PartidosPolíticaPrefeitura

É OFICIAL. Petistas rechaçam qualquer possibilidade de aliança com Schirmer em 2012

Os dirigentes e militantes mais graduados do PT de Santa Maria se mostram cada vez mais amuados, e alguns até angustiados, diante dos constantes rumores (aliás, alimentados muitas vezes, não é demais lembrar, por gente do próprio partido) sobre uma suposta aliança com o adversário mais importante na cidade, o PMDB.

Deve ser por conta disso que a direção partidária resolveu tornar público um documento aprovado em reunião do Diretório Municipal, no último dia 7. Este sítio teve acesso a uma cópia. Pelo menos da parte que se refere especificamente ao pleito de 2012.

Lendo, foi possível perceber que, pelo menos até este momento, o que os petistas mais querem é se contrapor ao governo da comuna. Bem, pelo menos este foi o entendimento do editor, ao conferir o texto. Você pode até chegar a conclusão diferente. Então, eis o documento, na íntegra. Ele é assinado pelo presidente local do PT, Valdir Oliveira. Acompanhe:

Eleições 2012

Após oito anos do governo democrático e popular de Luis Inácio Lula da Silva e da vitória da primeira mulher presidenta do país, a petista Dilma Roussef, a formação social brasileira vem passando por significativas transformações. Dentre os marcos elementares desse processo situam-se, a reinserção de maneira altiva e soberana do Brasil no contexto geopolítico internacional, bem como as políticas de redistribuição de renda e combate a pobreza no país. Políticas que contribuem para a elevação da estima do povo brasileiro e para o fortalecimento de sua jovem democracia.

No estado do Rio Grande do Sul (RS), a vitória de Tarso Genro Governador, inaugura um novo momento histórico em que se abre a possibilidade de recolocar o RS nas trilhas do desenvolvimento democrático e popular, com vistas a superar a estagnação econômica, a desestruturação das políticas sociais e dos instrumentos de participação popular-cidadã, oriundas da hegemonia de oito anos de retomada do projeto neoliberal no Rio Grande Sul, iniciado com o Governo Germano Rigotto (PMDB) e levado a cabo pela Governadora Yeda Crusius (PSDB).

Em contradição a essas transformações conjunturais, em Santa Maria, município situado no coração do Rio Grande do Sul, após os oito anos do governo petista de Valdeci Oliveira, verifica-se que as políticas oriundas do governo Cesar Schirmer (PMDB), caminham no sentido inverso da realidade nacional e estadual. Evidenciam essa afirmação, a morosidade na conclusão das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e desarticulação das políticas que o acompanham; a desestruturação das políticas de saúde; as possibilidades de terceirizações em setores estratégicos que necessitam do controle Estatal e a ausência de diálogo com os trabalhadores e movimentos sociais para definir os rumos do desenvolvimento local.

Nesse contexto o Partido dos Trabalhadores (PT) de Santa Maria, por sua história de lutas;  por suas experiências de governo; por ser um partido que congrega em suas fileiras mais de 5 mil filiados e filiadas; por atuar de forma crítica enquanto oposição ao governo de Cesar Schirmer (PMDB).  Reivindica outro projeto de desenvolvimento para o município, articulado a realidade nacional e estadual. Assim, apresenta-se enquanto alternativa de direção política à Santa Maria, declarando o compromisso e o desafio de construir candidatura própria, articulada ao campo democrático-popular e trabalhista nas eleições de 2012. E concebe esta enquanto um momento como decisivo para os rumos do desenvolvimento nacional, regional e local em que há possibilidade de se que recolocar em debate, a distinção entre os projetos que visam fortalecer o desenvolvimento nacional sob o viés democrático e popular, dos que se utilizam da política para fortalecer as classes e grupos sociais que vem sistematicamente se apropriando da riqueza nacional em benefício próprio.   

Valdir Oliveira  

Presidente do Partido dos Trabalhadores de Santa Maria”

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

13 Comentários

  1. @Leonel
    O prefeito Schirmer não deve ser parabenizado! O que há de novo? Nada! Só consegiu fazer, e muito mal feito, o que os outros pensaram e garantiram recursos.

  2. O que sei que o Valdeci fez na Vila Belga foi retirar o asfalto e deixar a Rua dr. Wauthier intransitável. Só. Somente isso. Só falta dizer que foi ele quem conseguiu também a parceria com a Coral para pintar as casas. Parem de falar bobagens, sem conehcimento.

  3. Vi anuncio da REVITA aí do lado… vai dar para seguir reclamando dos containeres? Segue garantida a privacidade do meu IP?

  4. Caro Maurício,
    os projetos do portico de entrada na cidade, o projeto da vila Belga já eram projetos do governo Valdeci. Inclusive a busca de recursos para isto foi articulado naquele governo. O que o prefeito Schirmer fez foi executar o que já estava garantido.

  5. Ildo Callegari :Trago aqui meu total apoio à decisão da Direção Municipal do PT de Santa Maria.Parabéns ao Presidente do Partido Valdir Oliveira por ter agido rápido e de forma acertada para que cessem as especulações de alguns oportunistas de plantão que apenas buscam acomodações para os seus interesses pessoais.

    Quem serão os oportunistas de plantão??????????????

  6. Prezado Luiz Fernando,
    O paulo Ceccim me parece ser verdadeiramente a única voz de discordância na cidade em relação ao governo schirmer nas situações que tenha uma visão /opinião diferente a este governo, se posicionando para isto.
    Mesmo assim vejo entre ele e o prefeito uma relação respeitosa e voltada buscando sempre o melhor para santa maria,mesmo que tenha diverg~encias.
    cite-se como exemplo casos das duplicações do entorno da cidade das rodovias da união, agora da duplicação da 509, projetos do ceccim como o pórtico de acesso junto a base aérea ou projeto dela da vila belga que o schirmer manteve sem nenhum problema.
    Mas quanto a eleições nunca ouvi manifestção do mesmo que vá se envolver pois nem filiado algum partido é.

  7. Trago aqui meu total apoio à decisão da Direção Municipal do PT de Santa Maria.
    Parabéns ao Presidente do Partido Valdir Oliveira por ter agido rápido e de forma acertada para que cessem as especulações de alguns oportunistas de plantão que apenas buscam acomodações para os seus interesses pessoais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo