Saúde

SAÚDE. Prefeitura de Santa Maria inaugura primeiro ambulatório para público trans do interior do Estado

Atendimentos na Policlínica do Rosário começam na segunda-feira (13), de forma gratuita. Foto Ariéli Ziegler / Prefeitura

Por Manuela Vasconcellos / Prefeitura de Santa Maria

Os atendimentos de saúde no primeiro ambulatório do interior do Estado para homens e mulheres trans e travestis começam nesta segunda-feira (13). A Prefeitura de Santa Maria inaugurou o espaço Transcender no fim da manhã de sexta (10) com a presença do prefeito em exercício Sergio Cechin e do secretário de Saúde, Francisco Harrisson. O ambulatório funciona na Policlínica do Rosário (Rua Serafim Valandro, 400). Os atendimentos, todos via SUS, ocorrerão quinzenalmente, às segundas-feiras, ou conforme a demanda. Os pacientes terão acesso a profissionais das especialidades de urologia, ginecologia, psicologia e fonoaudiologia, além de encaminhamento para ambulatório de endocrinologia da Casa de Saúde por meio do sistema de regulação.

“Trata-se de uma importante e inovadora política pública que garante atendimento digno para todas as pessoas. O respeito é uma das premissas da nossa Administração, que ansiava pela efetivação deste ambulatório. Santa Maria está dando um passo importante na questão do acolhimento ao público LGBTQI+”, declarou o prefeito em exercício, Sergio Cechin, cumprimentando a equipe médica que estava presente na inauguração.

Além da inserção da população transgênera e de travestis na rede pública de saúde por meio de especialidades, o espaço Transcender tem por objetivo contribuir para a construção de possibilidades mais apropriadas para a superação do preconceito.

“Esperamos promover a saúde e o bem-estar de todos, evitando a automedicação. O ambulatório para tratar a sexualidade é uma iniciativa de respeito ao ser humano e apenas um começo de um trabalho que ainda irá se fortalecer muito”, reforçou o secretário de Saúde, Francisco Harrisson.

O projeto de instalação do ambulatório foi uma proposição da ONG Igualdade e de demais entidades que representam o público LGBTQI+. Uma das representantes das entidades, Marquita Quevedo, destacou, durante a inauguração, que o Transcender será apenas uma porta de entrada para os tratamentos dignos que a população tem direito.

Os agendamentos com os especialistas devem ser feitos na própria Policlínica do Rosário, de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 15h30min. Os pacientes devem portar identificação com foto e cartão SUS. Primeiramente, serão disponibilizados 10 atendimentos, sendo dois de urgência, a cada 15 dias. Os números devem aumentar conforme a demanda.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo