Economia SolidáriaEstadoPolíticaSanta MariaTragédia

ÁUDIO EXPLOSIVO. Irmã Lourdes: prefeito “se esconde atrás da moita, protege o seu grupo e…”

Irmã Lourdes Dill, diante do governador e conselheiros, desabafou e soltou o verbo
Irmã Lourdes Dill, diante do governador e conselheiros, desabafou e soltou o verbo

O que você leu no título desta nota é apenas uma parte da explosiva manifestação da irmã Lourdes Dill, que tomou a palavra nesta terça, durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Rio Grande do Sul. Ela faz parte do chamado “Conselhão”.

Irmã Lourdes, que coordenou o maior evento realizado no ano em Santa Maria, com duas centenas de milhares de pessoas no Terminal de Comercialização Dom Ivo Lorscheister, para participara do Fórum Mundial e da Feira Mundial da Economia Solidária, demonstrou sua indignação com o que está acontecendo na boca do monte.

Diante de uma plateia atenta, com dirigentes empresariais, sindicais, representantes da sociedade civil e do próprio governador Tarso Genro, ela, definitivamente, não poupou adjetivos.

A Irmã Lourdes Dill também criticou o Ministério Público, a Prefeitura e não descartou a possibilidade de uma nova tragédia acontecer na cidade em função do “clima de revolta instalado”. Confira algumas frases que ela pronunciou e, LÁ EMBAIXO, VOCÊ TEM O ÁUDIO com a manifestação da coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança:

Santa Maria vive um momento que nenhuma cidade vive

Quem está acima da Justiça? Quem está acima do Ministério Público?

“A Prefeitura tem culpa. Esconde seus problemas”

O prefeito se esconde atrás da moita. Esconde seu grupo. Protege o seu grupo. Não sai pras ruas. Não dialoga. Isto é muito grave

Os familiares estão cansados desta injustiça, estão saturados

“Em Santa Maria uma nova tragédia vai ocorrer por conta da revolta e por conta da indignação do povo”

A Justiça não julgou com Justiça

Quero clamar por justiça. O Ministério Público tem que repensar e precisa ver que outros têm culpa

“Perder uma vida é muito. Perder 242 jovens é muito. Perder uma vida que poderia estar projetando toda uma sociedade é muito indignante”

Os bombeiros tem que ser isentados foram aqueles que depois dos familiares foram os que mais sofreram. Foram eles que reuniram aquelas montanhas de corpos mortos e colocaram naqueles caminhões baús

Quero clamar para o Ministério Público de Santa Maria, do Brasil e do mundo que, de fato, eles sintam que eles têm que estar a serviço de todos

PARA CONFERIR A ÍNTEGRA DO ÁUDIO, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

25 Comentários

  1. Santa Maria a muito que precisa ouvir essa voz e fazer cessar os descalabros que a cidade vem sofrendo com esses grupos seletivos que visam somente seus próprios interesses e que governam a revelia, garantindo apenas seus salários e isso é tônica dos maus governantes: Mateus primeiro os meus. As queixa e crítica são inúmeras, fazendo coro a essa querida Irmã que quer ver os filhos de Santa Maria, crescendo Iuntos de mãos dadas onde todos são premiados com o bem-estar social direito de todo o cidadão e classe social. Deus não faz acepção de pessoas e a Ir. Dill também não.

  2. Parabéns Irmã Loudes! Uma pessoa com uma visão social como a sua jamais vai se calar frente ao desmando e o descompromisso social de um gestor tão pouco comprometido com Santa Maria como nosso prefeito. Se o que ele NÃO vem fazendo por nossa cidade, e os desmando de sua administração não são suficientes para ver o quanto ele se importa com Santa Maria basta fazer uma pesquisa para ver o que fez por essa cidade durante todo o tempo em que esteve deputado…

  3. Esse sujeito não se elege nem para síndico do presídio! Irmã Lourdes, pensa como eu, faços de suas palavras, as minhas. tens mais um fã!!!!!

  4. O Vivente esqueceu que Santa Maria não tem mais moitas para o prefeito se esconder depois que liberaram para cortar 18.000 mil árvores.O que esse Vivente não sabe que quem tirou o piso do magistério em 1987 foi o governador Simon juntamente com o seu secretário da fazenda Cézar Schirmer.

  5. Parabéns irmã Lurdes, pela sua coragem são pessoas assim que mudam o mundo para melhor!pessoas humanas que sabem sentir o coração de seus semelhantes,mães,pais e familiares que perderam o que tinham de mais precioso,seus filhos,netos,namorados em fim amigos.Estes coração partidos e sedentos de carinho e apoio.E em sua sensibilidade irmã Lurdes sitou os bombeiros tão sofridos, homens que trazem em suas almas uma só intenção,socorrer,salvar aliviar as dores de seus semelhantes. Imaginem a dor destes profissionais se deparando com uma tragédia cruel,com tantas pessoas que eles queriam salvar e sentiram-se impotentes,porque já não havia vida o gás foi fulminante,muitos corpos,telefones que tocam sem parar, pais procurando por seus filhos,que já não podiam mais atender.E eles os bombeiros que tbém são humanos choram, vi isto em fotos.E eles os bombeiros são acusados!! Parabéns irmã Lurdes a sua voz traz alento para os corações sofridos,injustiçados!Irmã vou a Santa Maria para conhece-la pessoalmente. Tetê

  6. Santa Maria está podre. E a comunidade hipócrita faz que não vê, dá as costas e humilha as famílias e seus mortos.
    Onde estão os estudantes para defender seus pares, mortos em 27 de janeiro? Onde estão as 30 mil pessoas que foram as ruas semanas atrás???
    Nas suas casas, protestando no facebook?
    A mobilização popular pode obter resultados, a pressão das ruas pode virar o jogo, mas a cidade assiste a tudo, apática!

  7. Ainda bem que temos a Irmã Dill para abrir os olhos, e sei que é muito pertinente a declaração dela de que tem medo de uma nova tragédia, a gente sabe que a sensação de impunidade aliada com a dor da perda, e o sentimento de vazio, levam a atitudes desesperadas. O que nos resta é orar para que a justiça de Deus se faça, mas que não haja desespero e ira, por que ainda estamos num mundo em que se acredita mais na justiça feita pelas próprias mãos. Que Deus ilumine a todos em Santa Maria.

  8. Santa Maria, a cidade da degradação ambiental. Lixo, entulho, sujeira, desleixo para todos os lados. Violência contra os recursos hídricos naturais para ninguém botar defeito. Mais de 30 municípios depositam seus lixos em Santa Maria, enfim, os problemas estão aí e não são recentes, vêm de longe. Com relação ao atual prefeito, é tão ou mais incompetente que o anterior. São especialistas em turismo às custas do erário. O atual já atravessou 4 vezes o Atlântico, em busca de “progresso e desenvolvimento” ??? para Santa Maria. Um cara de pau, a exemplo do atual governador do Estado, que, desde que assumiu, não pára de viajar. Preocupa-se com Cuba, com a guerrilha colombiana-Farc, com a colocação de um satélite no espaço sideral, e por aí segue. Escolas públicas estaduais em total abandono, fato que também não é recente. Na verdade, todos esses políticos são farinha do mesmo saco. Falar em reforma política no país com esse time todo, convenhamos, somente para incautos, que aceitam tudo que lhes vem aos ouvidos. Pobre Santa Maria; pobre Estado do RS; pobre do nosso Brasil!

  9. Parabéns Ir. Lourdes pela coragem, realmente Vsª tem compromisso e respeito para com o povo de sua terra. Diante de tudo o que vem acontecendo nesta cidade, Santa Maria, cada vez mais a cidade dos blindados, mas se atentarem, não é por conta da KMW.

  10. Parabéns a irmã LURDES, muita coragem, apontar o dedo, e eu digo mais, ao ir no domingo de chuva prestigiar a feira de economia solidária, pude ver a falta de organização,em meio a barro e chuva, sabe porque?? não apenas porque Deus trouxe a chuva, mas por falta de apoio da MUNICIPALIDADE, sim a prefeitura faz de conta que ajuda, mandando uma meia dúzia de guarda, e na certa alguma verba….
    Pois bem, faço meu comentário, pois se formos a uma feira em nossa vizinha SANTA CRUZ DO SUL, e outras tantas cidades, não veremos este tipo de gambiarras em meio a lonas e chuvas…..porque? porque prefeitura, empresários e população, aqui em SM jogam para todos os lados, exceto para o lado da cidade, para a coletividade.

    Mesmo achando que a infraestrutura era fraca, face a quantidade de pessoas e países no local, o evento foi bonito, e gratificante, inclusive pude ver a irmã Lurdes lá trabalhando, alias, a conheci pessoalmente neste dia, antes que pensem que estou a defendendo, apenas estou comentando algo que pode-se ver em Santa Maria, uma cidade perdida, sem administração, tanto sem administração que tivemos 242 pessoas mortas por incompetência do poder público, prefeitura e brigada militar, que com tapinhas nas costas deixaram abrir e pelo que se vê, continuarão a ter seus amigos privilegiados.

  11. Os promotores se aliaram ao séquito do prefeito, seu vice e afundaram a cidade.
    Para proteger o poder eles se tornaram:
    Os promotores da injustiça.
    Os promotores da impunidade.
    Os promotores da vergonha.
    Eles são muito responsáveis por tudo.
    Para que eles servem??

  12. Alguém tem de se levantar e mostrar a farsa que é o atual governo Schirmer, esse alguém foi a corajosa Irmã Lurdes, que ela nos represente e nos encoraje a enfrentarmos a dor que vive esta cidade.
    E tem umas pessoas tão medíocres que num momento sério como este, vem falar que é a Irmã é do PT, etc, poupem-nos de tamanha estupidez.

  13. Falou e disse Irmã Irmã Lourdes. Graças ao MP, Prefeito e seus fiéis escudeiros ficarão impunes. E eu pergunto, quem fiscaliza o MP? Com isso, acho que vão entender porque fui e sou a favor da PEC 37.

  14. Posição parcial de quem é filiada ao PT… Diante do seu grande líder, Tarso Genro, que se esconde até hoje atrás da moita para não pagar o piso aos professores estaduais!

  15. Entendemos mal o Carvalho, ele na verdade é um heroi: cortando 18 mil árvores vai ficar mais difícil se esconde atrás da moita!

  16. @Bella- De minha parte, independente de sigla partidária, a revolta seria a mesma sim. Estamos lidando com código penal e certidões de óbito, não com fichas de filiação partidária. A coisa é muito maior do que tu vislumbras. Abraço.

  17. Bom dia Claudemir, tudo isso foi dito p a imprensa e governos e responsaveis. A vantagem e que Ir Lourdes pode pegar um microfone e ser ouvida. Tu, como muitos (mas muitos mesmo) tem falado tudo isso desde fevereiro. Pelo menos podemis ter certeza que n falamos bobagens ate agora n e mesmo? Ela tem autoridade pelo conjunto da sua obra, deu voz a todos que pensam igual e n tem meios de faze-lo. Isso e bom.Parabens Irma.

  18. O que dirão ou escreverão os defensores da força política-administrativa-judiciária aplastada e auto-protetora de Santa Maria? A irmã Lourdes declarou verdades com a legitimidade de quem REALMENTE faz pela cidade.

  19. Já que muitos políticos como os deputados e os promotores, não tiveram cabelo no peito, já que parte da imprensa já concorda com o silêncio estratégico de uns, pelo menos uma mulher teve a coragem de falar o que muita gente de nossa cidade pensa. Parabéns Irmã! Que Deus a abençoe e proteja sempre!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo