Claudemir Pereira

EM 1º MÃO. Morre Antonio Meneghetti, o idealizador do Recanto Maestro e o fundador da Ontopsicologia

POR MAIQUEL ROSAURO

Antonio Meneghetti
Antonio Meneghetti

O idealizador do Recanto Maestro, Antonio Meneghetti, 77 anos, morreu na manhã desta segunda-feira, no Hospital de Caridade São Roque, em Faxinal do Soturno. A informação foi confirmada há alguns minutos pela instituição.

– Às 12h30min, os médicos irão divulgar o boletim oficial. Mas a morte já está confirmada – revela Flávio Stona, administrador do hospital.

As primeiras informações indicam que Antonio Meneguetti ingressou no hospital na noite de sábado. Na madrugada desta segunda-feira, ele teria tido uma parada respiratória, chegou a ser reanimado, mas acabou não resistindo.

Menegheti nasceu em 09 de março de 1936, em Avezzano (Áquila – Itália). É o primogênito de nove filhos de Pietro Meneghetti, vêneto de Montebelluna, e de Anna Castellani.

É o fundador da ontopsicologia, ciência que tem por objeto de estudo a análise da atividade psíquica do homem. Ou seja, é um conhecimento teórico-prático que dá uma visão de como colher integralmente o homem e o mundo.

Em 1988, em Santa Maria, realizou a primeira conferência de ontopsicologia no Brasil. Naquele mesmo ano, visitou pela primeira vez o local onde foi construído o Recanto Maestro, hoje distrito de São João do Polêsine.

Em 20 de janeiro de 2008, foi inaugurado a Faculdade Antonio Meneghetti (AMF), no Recando Maestro. A instituição oferece os cursos de bacharel em Administração, Direito e Sistemas da Informação.

Possui diversos títulos acadêmicos, como doutorado em Filosofia, Ciências Sociais, Teologia e Psicologia. É cidadão honorário de São João do Polêsine, Restinga Sêca e Santo Ângelo.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

15 Comentários

  1. Convido a todos os interessados na história Antônio Meneghetti a conhecer RECANTO MAESTRO o maior centro de cultura humanista do Brasil.Focado em treinar os jovens para para a vida na empresa.

  2. Todos os grandes deixam a massa em transtorno,nao seria diferente com Antônio Meneghetti.Com certeza ele mudou essa geração.

  3. Com o prof eu mudei minha geração.Minha familia é do bem mas nunca ninguém conseguiu sair da favela, eu sou a primeira. Saudade professor

  4. Mais um “ex-padre” nos holofotes da mídia local. Meus sentimentos à família e seguidores. O outro segue publicando iniquidades em 3ª, 4ª, 5ª edição.

  5. Materia incompleta, nao se pode perder pra rbs nao, faltou descrever o lado negro do finado! (NOTA DO SÍTIO – caaaalma!!!)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo