EconomiaEconomia Solidária

ECONOMIA SOLIDÁRIA. A 8 dias da Feira do Mercosul, plenária prepara eventos internacionais

Se aproximam os grandes eventos da Economia Solidária, que têm a organização do Projeto Esperança/Cooesperança, ligado à Arquidiocese de Santa Maria e com o apoio da Prefeitura Municipal. Daqui a pouco, às 5, na Câmara de Vereadores, acontece uma grande plenária. Os detalhes chegam através da assessoria de imprensa da Feira de Economia Solidária do Mercosul e da Feira Estadual do Cooperativismo. O texto é de Maiquel Rosauro. Confira:

 “160 mil pessoas são esperadas na 8ª Feira de Economia Solidária do Mercosul

O maior evento de Economia Solidária da América Latina promete bater recorde de público este ano. São esperados 160 mil visitantes durante a 8ª Feira de Economia Solidária do Mercosul e 19ª Feira Estadual do Cooperativismo (Feicoop), entre os dias 13 e 15 de julho, no Centro de Referência em Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, em Santa Maria. Ano passado, o público total foi de 151 mil pessoas – segundo a Brigada Militar.

Nesta quarta-feira, 4 de julho, às 17h, na Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria, haverá uma plenária geral de preparação para os eventos internacionais. Irão participar os representantes de comissões, empreendimentos, entidades parceiras, gestores públicos, acadêmicos e pessoas interessadas em contribuir com a organização.

A proposta

A Feira é um grande espaço de articulação, debate, troca de ideias e experiências de comercialização direta dos empreendimentos solidários. Entre os expositores estão membros da agricultura familiar, agroindústrias familiares, catadores, povos indígenas e trabalhadores do campo e da cidade.

Além disso, a Feira é um grande espaço de articulação para os fóruns de Economia Solidária. O objetivo é motivar a consciência de um comércio justo, consumo ético e solidário, no fortalecimento da segurança alimentar nutricional sustentável. 

Durante o evento não é realizada a comercialização de produtos com aditivos químicos, agrotóxicos, nenhum tipo de refrigerante ou cerveja industrializada e nem o consumo de cigarros. Os visitantes são incentivados a consumir produtos naturais, como sucos, caldo de cana, água potável, alimentação sadia e natural, em favor da qualidade de vida. A Feira tem uma linha editorial que sintoniza com a proposta de um novo modelo econômico solidário e sustentável para o planeta Terra.

Os eventos

A 8ª Feira de Economia Solidária do Mercosul e 19ª Feira Estadual do Cooperativismo (Feicoop) serão realizadas em Santa Maria entre os dias 13 e 15 de julho, no Centro de Referência em Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter. Em paralelo, também ocorrerão a 11ª Feira Nacional de Economia Solidária, 12ª Mostra da Biodiversidade e Feira de Agricultura Familiar, 8º Seminário Latino Americano de Economia Solidária, 8ª Caminhada Internacional e Ecumênica pela Paz e 8º Levante da Juventude. Os eventos são promovidos pelo Projeto Esperança/Cooesperança, da Arquidiocese de Santa Maria, com apoio da Prefeitura Municipal.”

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo