EconomiaMídiaNegócios

EXCLUSIVO. Sabe a Rádio Gaúcha? Mesmo com atraso, ela vem para Santa Maria

Foi um furor. Claro que ninguém colocou no ar. Mas a notícia publicada AQUI, em 9 de março do ano passado, foi, então, o tema dos bastidores jornalísticos-radiofônicos.

A nota “Mudanças no rádio. Gaúcha terá sinal próprio em Santa Maria ainda neste semestre” dava conta do interesse do grupo RBS em resolver definitivamente o problema de presença da emissora na cidade que, embora esteja no ar pela Imembuí, jamais teve participação sequer semelhante à proporcionada, anos antes, pela extinta CDN (hoje Antena 1).

Como resolver isso? Com um sinal vindo de Itaara, onde a concorrência para um canal fora aberta e vencida pela RBS. Atenção: a nota alertava para a questão judicial que impedia (e, aliás, impede até hoje) a implantação da emissora. Reproduzo este trecho:”EM TEMPO: o vencedor da licitação do canal 219 (97,7 MHz), de Itaara, que ainda está subjudice, aparentemente por razões alheias ao próprio processo instaurado pelo Ministério das Comunicações, é a “Empresa de Comunicação do Sul Ltda”.

Pois bem, na noite de domingo, uma fonte pra lá de confiável, que priva da companhia de gente graduada do grupo, confirmou ao editor: “profissionais da área vendas da RBS em Santa Maria já estão dando conta, informalmente, a clientes importantes sobre a novidade: a rádio Gaúcha será implantada na cidade, já no próximo semestre. O mês? Ninguém soube dizer”.

Na manhã desta segunda-feira, outra fonte, confrontada com a informação dominical, disse ao editor: “sim, é verdade, também foi-me dito por um cliente tradicional da RBS”.

Então, é isso. Ah, mais detalhes? O sinal seria retransmitido pelo canal da atual Rádio Itapema. Seria a programação integral da Gaúcha de Porto Alegre. A equipe santa-mariense está mantida. Pelo menos a da área comercial.

Que ninguém espere uma nota oficial confirmando essa informação do sítio. Ah, duvida? Bem, esperemos, então.”

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

9 Comentários

  1. como 97.7 em itaara? fora da realidade.. nao teria como pois a 97.7 em restinga seca pega em SM. impossivel e fora da lei. mesmo q uma radio seja em uma classe, a1 digamos. e a outra em outra classe, pois as duas estariam na mesma faixa sob santa maria. nao existe 97.7 em itaara e nunca vai existir. ate pq a 97.7 de restinga tambem pega em itaara.. a respeito da poprock cachoeira.. segundo o radialista mauro borba, ele nem sabe se realmente vai ser poprock a radio, e tambem me confirmou que a radio nao chegara em SM nem com reza do papa. pois operará com 1kw.

  2. Alex :
    Creio então que a Itapema ocupará o futuro 97.7 de Itaara.A RBS deve ter cansado de esperar o mesmo e a Gaúcha dá muito mais retorno do que a Itapema.
    E a informação da Pop Rock, com sinal abrangendo Santa Maria, alguém sabe?

    Pop Rock ainda está fora do ar
    Não há nenhuma previsão de quando a rádio Pop Rock irá começar a operar em Cachoeira do Sul, apesar do interesse demonstrado pelo gerente Mauro Borba de iniciar as transmissões ainda neste ano. “Recebemos a outorga, mas estamos esperando que o Governo Federal nos chame para a assinatura do contrato”, disse Borba, admitindo que desde a última reportagem publicada (7 de janeiro de 2010), não houve nenhuma novidade sobre o andamento deste processo. Assim, a sintonia da Pop Rock no FM 106,1 segue fora do ar.
    A reportagem contatou o Ministério das Comunicações (MC), solicitando as próximas fases do processo, que já possui outorga do Congresso Nacional. A única informação é de que a última fase do processo ocorreu ainda em dezembro do ano passado, quando tramitou pela assessoria da coordenação-geral de regime legal de outorgas, dentro do MC. “Não adianta fazermos nada enquanto não tivermos uma resposta do Governo Federal. Somente após a assinatura poderemos estipular prazos”, desconversa Borba.
    ANEDOTÁRIO – O tom irônico de toda esta novela é que os jovens que em 2002 sonhavam com a programação da Pop Rock hoje provavelmente nem lembram mais da rádio. “O processo acabou demorando dois anos a mais do que deveria porque houve pedido de revisão na licitação”, comenta Borba. O gerente da rádio comprometeu-se em buscar mais informações junto ao Ministério das Comunicações para tentar acelerar a resposta do processo. Somente após a assinatura do contrato é que terá início todo o processo de instalação, como definição de estúdio e compra de equipamentos – como a torre de transmissão, entre outros. “No litoral, também estamos enfrentando problema semelhante com a demora do Governo”, comentou Borba.

    FONTE: JORNAL DO POVO / Cahoeira do Sul

  3. Santa Maria ganha em termos de informação jornalística com qualidade com a vinda da radio gaucha,e ficaria melhor ainda se viesse também a radio guaíba e a radio bandeirantes.
    quanto a radio itapema não vai fazer falta nehuma pois é uma droga de radio, já vai tarde!

  4. Se vai ter jornalismo local, lá na prefeitura já devem estar preparando documentação para contratar mais um ou dois CCs radiofônicos.

  5. Tá tudo muito bom, tá tudo muito bem, mas e a concorrência? Ouvir notícias só de uma “boca” é perigoso e politicamente incorreto! E, aos profissionais o que resta? Aliás, até quando teremos só seis (6) canais de fm? Já, que falei, meu D’us, o que são os canais de tvs abertos da dita Cidade-Cultura-Coração-do-Rio-ex-Grande-do-Sul… ????

  6. Creio então que a Itapema ocupará o futuro 97.7 de Itaara.A RBS deve ter cansado de esperar o mesmo e a Gaúcha dá muito mais retorno do que a Itapema.
    E a informação da Pop Rock, com sinal abrangendo Santa Maria, alguém sabe?

  7. Desde a saída da Gaúcha de Santa Maria, em 2007, esta informação circula à boca pequena, mais como desejo do que como notícia. Sendo divulgada aqui, a notícia ganha ares muito mais sérios e gera grande expectativa. Aguardemos o sinal. Santa Maria ganha com a Gaúcha no dial, mas também perde se sair a Itapema.

  8. Oi Claudemir, não entendi direito uma parte,então a Itapema Santa Maria deixa de existir? A notícia sobre a vinda da rádio gaúcha é excelente. Ainda mais em FM. (NOTA DO SÍTIO – a informação não dá conta do futuro da Itapema, apenas dos profissionais que nela atuam. E que permanecem. Num primeiro momento, aparentemente a Itapema desaparece. Mas… EM TEMPO: que ninguém espere que a RBS confirme a informação. Não faz o tipo. Resta aguardar.)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo