Artigos

A vacina continua sendo o único caminho para vencermos a Covid – por Jorge Pozzobom

“Tanto a contra a gripe quanto as doses contra a Covid se mostram eficazes”

Vacinação contra a Covid-19 tem tido pouca procura em Santa Maria. Na faixa etária de 5 a 11 anos, 5 mil crianças não retornaram para receber a segunda dose (Foto Ariéli Ziegler/Prefeitura)

Os dias mais frios do outono e a proximidade com o inverno nos trazem um alerta: é imprescindível redobrarmos os cuidados de prevenção no que diz respeito à Covid-19, visto que a pandemia ainda não terminou. Nesta época do ano, naturalmente aumentam os casos de síndromes respiratórias, principalmente em criança e idosos, mas contamos com uma forte aliada para evitar que esses casos evoluam para situações mais graves: a vacina.

Tanto a vacina contra a gripe quanto as doses contra a Covid-19 se mostram eficazes contra quadros graves dessas doenças. A vacinação está disponível na Rede Pública de Saúde de forma gratuita e acessível para todos que se encaixam nos critérios dos grupos prioritários. A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Saúde, está sempre adotando novas estratégias para levar as doses à população, porém, mesmo assim, a procura tem caído e se mostrado bem abaixo do esperado seja contra a gripe ou contra a Covid.

Até o momento, a vacina é o único caminho para vencermos a pandemia. Todos sabemos disso. E, reduzindo a gravidade dos casos de gripe, também reduzimos a procura por atendimentos na rede de saúde e, consequentemente, as internações hospitalares. Esse é o meu entendimento, assim como o da Prefeitura e de boa parte da sociedade, mas, infelizmente, nem todos pensam assim.

Em relação à vacina contra a Covid, entre a população que pode ser imunizada, 15% das pessoas não tomaram a 1ª dose; 20% não foram receber a 2ª dose; e 50% não voltaram para fazer a dose de reforço (3ª dose). Entre as crianças de 5 a 11 anos, 5 mil não voltaram para receber a 2ª dose. É muita criança. E, nesse caso específico, a responsabilidade é dos pais ou responsáveis. Eles devem fazer de tudo para preservar a saúde dos pequenos, mas estão falhando nesse princípio. Já no que diz respeito à vacinação contra a gripe, entre as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários, apenas 28% foram até as unidades de saúde para receber a vacina.

Além de ampliar e descentralizar as ações, a Prefeitura, por meio das equipes que atuam nos postos de saúde, tem adotado o diálogo com pais e responsáveis pelas crianças e também com as escolas, justamente para reforçar a importância da vacinação nesse público-alvo e ampliar a cobertura vacinal. Ainda assim, a procura tem sido pequena.

Para os adultos, oferecemos também a opção de a população fazer a sua dose nas farmácias Panvel e São João. Ou seja, alternativas não faltam.

Já fomos muito criticados ao longo da pandemia por conta de algumas questões, como a logística das ações de imunização. Erramos e acertamos durante esse percurso, mas, sempre reavaliando os processos e procurando melhorar a cada ação. Portanto, não há mais desculpa para quem ainda não recebeu a sua dose ou não completou seu ciclo vacinal. E essa responsabilidade precisa ser compartilhada com todos, afinal, não queremos que a pandemia de Covid-19 volte com tudo. Somos todos nós cuidando de todos nós. O Poder Público está fazendo a sua parte. E você?

(*) Jorge Pozzobom é o Prefeito Municipal de Santa Maria. Sua trajetória como agente político começou com dois mandatos de vereador, tendo depois se alçado, pelo voto popular, à Assembleia Legislativa. Em meio ao segundo período, em 2016, foi eleito para conduzir o Executivo santa-mariense. Em novembro de 2020 foi reeleito para um novo mandato. Ele escreve no site às terças-feiras. 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo