EconomiaEstadoPolítica

PARA A HISTÓRIA. Finanças públicas gaúchas bombam, com arrecadação recorde de ICMS

Englert festeja resultado histórico e projeta 2010 bom para finanças gaúchas

Os gestores econômicos das burras estaduais estão com um sorriso de orelha a orelha. Apesar de toda a retração (será que houve mesmo) verificada em 2009, o governo do Rio Grande festeja mais um ano de “déficit zero” (tenho lá minhas sérias discordâncias, mas enfim…), a arrecadação de ICMS foi às alturas agora em janeiro.

Mais que isso, como diria o cara, nunca antes os cofres receberam tanto troco proveniente do maior tributo arrecadado pelo Estado. Os detalhes estão em reportagem produzida pela assessoria de imprensa do Palácio Piratini, com a palavra do secretário da Fazenda, Ricardo Englert. A foto é de Itamar Aguiar. Acompanhe:

Janeiro deverá ter a maior arrecadação de ICMS da história

A projeção de arrecadação bruta de ICMS no dia 26 aponta para um total de R$ 1,536 bilhão – o maior índice de arrecadação para um mês na história do Estado.

Ao apresentar o balanço das finanças em janeiro, o secretário Fazenda, Ricardo Englert,  destacou que o desempenho se deve principalmente a medidas de combate à sonegação, como ampliação da substituição tributária, que, da década de 80 a 2006, era aplicada em 14 setores e, de 2007 a 2009, foi ampliada para mais 20 segmentos – 12 novos foram incluídos entre setembro e novembro do ano passado.

A arrecadação recorde de janeiro também reflete a recuperação da economia, já que ficará, pelo segundo mês consecutivo, acima das expectativas. De acordo com o secretário da Fazenda, Ricardo Englert, isso demonstra que…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas e distribuídas pela assessoria de imprensa do Palácio Piratini.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo