AssembleiaEstadoJudiciário

JUSTIÇA. Eleitos em outubro já têm o seu diploma. Agora, falta apenas a posse

Tarso Genro, governador (e todos os demais eleitos em outubro), foi diplomado ontem

Aconteceu ontem à noite, em Porto Alegre, a cerimônia de diplomação dos eleitos, no Rio Grande do Sul, no dia 3 de outubro. A Justiça Eleitoral entregou o documento ao governador, Tarso Genro, seu vice, Beto Grill, os senadores (e seus suplentes) Paulo Paim e Ana Amélia Lemos, e também aos 55 deputados estaduais e 31 federais.

Entre os diplomados estão, também os deputados santa-marienses Paulo Pimenta, Nelson Marchezan Jr, Valdeci Oliveira e Jorge Pozzobom, e também o santiaguense José Francisco Gorski. Os detalhes da solenidade você tem a partir de reportagem assinada por Simone Fernandes, da Agência de Notícias da Assembleia Legislativa. A foto é de Marcelo Bertani. A seguir:

Candidatos eleitos são diplomados pelo TRE/RS

Os candidatos eleitos no pleito de 2010 foram diplomados pelo TRE/RS na noite dessa sexta-feira (17). A cerimônia começou por volta das 20h30 no Salão de Atos da UFRGS. Antes do discurso do presidente do TRE, desembargador Luiz Felipe Silveira Difini, foi apresentado um vídeo mostrando como era o processo de votação em 1945. Logo depois, um outro falando sobre as vantagens do voto biométrico, implantado neste ano de forma experimental na cidade de Canoas. A principal delas: em virtude da identificação pela impressão digital, elimina-se a possibilidade de um eleitor votar no lugar de outro.

O desembargador Difini ressaltou que a diplomação encerra o processo eleitoral. Desde o seu início, o Tribunal julgou todos os pedidos de registro de candidatura. Dentre os quase mil pedidos, em apenas cinco não foi necessário nenhum tipo de diligência. O presidente também destacou a agilidade com que os resultados das eleições foram divulgados. Nos dois turnos, foram proclamados ainda no mesmo dia da votação. No segundo turno, às 19h30, apenas duas horas e meia após o encerramento da eleição. Além disso, nenhuma urna eletrônica precisou ser substituída por urna manual. Para Difini, a experiência do voto biométrico foi ousada e bem-sucedida. O presidente do TRE considera também um grande avanço o reconhecimento da constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa. Para ele, em tempos de desencanto popular com a atividade política, o Rio Grande do Sul poderia ser fonte de grandes políticos. Citou alguns exemplos, como Alberto Pasqualini e Raul Pilla, que foram “políticos por toda a vida e honestos a vida inteira”.

O governador eleito Tarso Genro (PT) foi o primeiro a receber o diploma da Justiça Eleitoral, seguido por seu vice, Beto Grill (PSB). Logo depois foi diplomada a futura senadora pela coligação…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo