ColunaObservatório

OBSERVATÓRIO. Assalto ao quartel. Quem morreu!

Isso é história!

 “1923, 3 de novembro – … No Cemitério Municipal, no dia 3, foram sepultados 6 revolucionários, cujos restos, juntamente com os dos 3 falecidos na Enfermaria Gal. Portinho, foram exumados a 5 de abril de 1929 e transportados para São Sepé. Consegui saber os nomes dos seguintes mortos: tem. Rufino Pedroso, de São Sepé, morto ao tentar arrombar o portão central do quartel, segundo umas fontes informativas, ou ao escalar uma das janelas, de acordo com outras; Lino Roque e mais dois, por nomes Orlando e Florício, sepultados no dia 3; e Cesário Rodrigues, José Ferreira e Irineu Machado, este ordenança de Clarestino, falecidos na Enfermaria Gal. Portinho. Tenho dúvidas quanto aos nomes de Alcibiades dos Santos e Maurício Flôres, também dados como mortos. Dos feridos, pude apurar os nomes de: Alcino Morais, Agostinho Rodrigues Aires, Afonso Rodrigues de Oliveira, José Batista de Lima, Maurício Dolores (seria Maurício Flôres, dos mortos?) e Claudionor Alves de Freitas.

Infelizmente, como acontece em tais momentos de exaltaçãoe verdadeira alucinação, não faltaram os atos vandálicos, como o esmagamento a coronhadas do tem. Rufino Pedroso, morto como acima foi dito, por alguém que não pertencia ao número dos que defenderam o quartel, e que teve sua ação nefanda interrompida pela intervenção enérgica de Carminha Coelho e suas companheiras da Cruz Vermelha…(segue)

(Do volume 1 – 1877-1930 do livro “Cronologia Histórica de Santa Maria…”, de Romeu Beltrão, editado em 1958)

 

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo