EstadoPartidos

GOVERNO TARSO. PDT a caminho da adesão. PP difícil. E nomes aparecem

Ciro Simoni (PDT) ou Pedro Westphalen (PP)? É praticamente certo que um deles seja o secretário de Saúde do governo de Tarso Genro, que assume em 1° de janeiro. O pedetista, aparentemente, está na dianteira – pela óbvia razão de que seu partido tende, majoritariamente, a acolher a proposta de participar do governo. Já o pepista, embora, são os indícios, pessoalmente concorde, tende a ficar de fora, por conta da decisão partidária – neste instante, ao menos, contrária à aliança administrativa.

O fato é que a formação do secretariado avança. Sobretudo pelo interesse explícito de Tarso em ampliar a coligação que o elegeu, atraindo (o que já é certo) PTB, PDT e (o incerto) PP. É verdade que ainda há debates profundos em algumas agremiações. E o PDT talvez seja o melhor exemplo, como mostra reportagem assinada por Igor Natusch, publicada no jornal eletrônico Sul21. Confira:

 “PDT negocia secretarias no governo Tarso. Prefeitura de Porto Alegre é preocupação

Na medida em que se aproxima o encontro estadual que vai definir a entrada do PDT no governo de Tarso Genro (PT), aumenta a intensidade das discussões dentro do partido. Marcada para o próximo dia 22, a convenção estadual deve bater o martelo e confirmar a presença dos trabalhistas na base governista para os próximos quatro anos. Porém, outras questões já estarão definidas antes mesmo dessa confirmação – entre elas, a quantidade de cargos que estarão à disposição do PDT no futuro governo. Além disso, os pedetistas não disfarçam outra preocupação, relativa à reeleição de José Fortunati (PDT) como prefeito de Porto Alegre. Questão tão delicada que coloca o diretório metropolitano, liderado por Nereu D’Ávila, em rota de colisão com a presidência estadual do partido.

Na busca de um acordo que viabilize sua entrada no governo Tarso, o PDT acena com uma proposta que pretende atender todos os interesses. Os trabalhistas não abrem mão das secretarias de Saúde e Agricultura, duas das principais pastas na estrutura do governo estadual. Mas concordam em não ocupar uma terceira secretaria, como anteriormente exigiam, optando por uma estatal de primeiro porte. Ciro Simoni, que também tem sido cogitado para presidir a Assembleia gaúcha no ano em que o PDT ficar na presidência da Casa, comunicou ao partido que aceita ser indicado para ocupar a pasta da Saúde. Essa hipótese ganha força com a decisão do PP de não ocupar cargos no governo, o que inviabiliza a pretensão de Pedro Westphalen (PP) de ser secretário da Saúde.

A proposta do PDT já recebeu as primeiras sinalizações positivas por parte da cúpula do futuro governo Tarso. Para o vice-governador Beto Grill (PSB), a redução do número de secretarias do interesse dos trabalhistas seria positiva para…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Essa Povo do PDT não deixa o Brizola descançar em paz, com certeza nessas horas deve estar “se revirando” dentro caixão no Cemitério em São Borja. Collares quem te viu e quem te vê!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo