DestaqueEducaçãoPolítica

POLÍTICA. Semana na AL tem expectativa de envio dos projetos do Piratini que mudam educação no RS

São cinco propostas, inclusive uma que muda a Constituição. Saiba quais são!

Governo de Eduardo Leite deve apresentar à Assembleia Legislativa, nesta semana, projetos que mudam educação pública estadual

Reproduzido do Site do Correio do Povo / Com Foto de Reprodução

A semana tem a expectativa de que cheguem à Assembleia Legislativa gaúcha as propostas do governo do Estado que tratam de alterações na gestão da educação estadual. Em reunião com o primeiro escalão e parlamentares da base na segunda-feira passada, o governador fez uma apresentação mais genérica dos projetos, mas, no Legislativo, é aguardado o protocolo dos textos, de forma a que tenha início a avaliação mais detalhada das mudanças. Os projetos são os que vão concentrar debates e polêmicas no Parlamento neste final do ano legislativo.

Ao todo, são cinco textos que o governo promete encaminhar à Assembleia nesta segunda-feira, entre eles uma proposta de emenda à Constituição (PEC). As PECs precisam de dois terços dos votos dos parlamentares, em dois turnos de votação. Conforme o divulgado pelo Executivo até agora, entre outros pontos, a PEC criará a possibilidade de funcionamento de escolas com Ensino Fundamental apenas de anos iniciais ou apenas de anos finais, além de trazer alterações referentes à redação da garantia da educação de que trata o Ensino Fundamental.

Os outros quatro textos são projetos de lei (PLs). Um deles altera o processo seletivo de escolha de diretores e trata da questão da autonomia financeira. Um segundo cria um programa estadual de educação em tempo integral para o Ensino Médio na rede pública estadual, com desdobramentos sobre equipamentos e jornadas de professores e equipes.

O terceiro projeto incorpora a Superintendência da Educação Profissional à estrutura da Secretaria da Educação (Seduc) como uma subsecretaria, cria uma política de educação profissional e técnica e estabelece formas de oferta. O quarto projeto propõe alterações na paridade do Conselho Estadual de Educação.

Há ainda uma sexta proposta referente à educação chegando à Assembleia Legislativa. Trata-se do Marco Legal da Educação Gaúcha, uma iniciativa do atual presidente da Casa, deputado Vilmar Zanchin (MDB), e de autoria do próprio Legislativo.

PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo