PrefeituraSanta MariaTragédia

E AGORA? Repórteres apuram que, embora fiscais tenham recomendado, prefeitura não fechou a Kiss

Parece cada vez mais evidente, pelos dados disponíveis, que não serão tão poucos assim os agentes públicos a constar no relatório da polícia civil, por conta do inquérito que apura causas e responsabilidades pelo incêndio que provocou a tragédia da boate Kiss, inclusive com 241 mortos e dezenas de feridos.

É verdade que dificilmente a conclusão do trabalho será conhecida nesta sexta. O mais provável é na segunda ou na terça. No entanto, pipocam informações que permitem fazer a alusão do parágrafo acima. E são dados que constam do inquérito.

O trabalho, muito bom, do ponto de vista do jornalismo investigativo, é dos repórteres Carlos Wagner e Humberto Trezzi, do jornal Zero Hora (e que o Diário de Santa Maria deve reproduzir nesta sexta-feira, como fez na tarde passada, em sua edição online). O que eles apuraram, e que podem levar a crise para bem perto dos principais gabinetes do Executivo? Confira você mesmo, a seguir, o que a versão online de ZH disponibilizou nesta quinta:

Fiscais recomendaram fechamento da boate Kiss em 2009

Fiscais da prefeitura de Santa Maria recomendaram o fechamento da boate Kiss, entre agosto e dezembro de 2009, em pelo menos cinco oportunidades, quando o estabelecimento funcionava sem Alvará de Localização. A prefeitura, porém, não fechou a casa noturna.

Na notificação número 102, de 1º de agosto de 2009, à qual Zero Hora teve acesso, a fiscal Idianes Flores da Silva faz a seguinte recomendação:

“Cessar as atividades até a regularização junto ao município e apresentar alvará no prazo de cinco dias a contar da data da notificação”.

Pelo menos quatro novas vistorias foram feitas em 2009: em oito de setembro, sete de outubro, 27 de novembro e 11 de dezembro. Em todas as oportunidades a boate, que estava aberta, não foi fechada. Em vez de “cessar as atividades”, conforme sugeriu a fiscal Idianes, foram aplicadas multas.

Estas informações deverão fazer parte do relatório do inquérito da Polícia Civil que investiga…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI           .

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

15 Comentários

  1. O que mais me dói e me inquieta,foi algo que ouvi no dia 27 de janeiro,por volta das 17 hras em uma das rádios locais.Um secretário do municipio, informanda o numero de mortos,que naquele horário eram 270!
    Meu Deus!!Será,realmente que são somente 241,quem poderia estar escondendo estes numeros?Chocada.

  2. Comenta-se na cidade que os fiscais inclusive os de transito normalmente eram desautorizados por secretários bem chegados ao Palacete Rosa.Sempre houve dois pesos e duas medidas pois o DCE foi fechado por que não a Kiss?

  3. Gente tem coisas que eu gostaria de entender como é que apareceu uma resolução de 2012, dos Bombeiro que cancelaram o jogo do Riograndense, por não ter alvara e como que não tinha para o funcionamento da boate Kiss, que estava com o alvara vencido, assim não da.

  4. Otavio Augusto, quem deve cuidar da cidade em primeiro lugar? Quem recebe os recursos? Sim há negligência de várias partes mas em grande parte pelo visto deve-se aos trâmites que não sabemos ainda que existem dentro da prefeitura. Trâmites velados.”Outra meta do prefeito é desburocratizar o atendimento prestado pela Prefeitura para a liberação de alvarás e outros trâmites legais, o que beneficiaria os empresários locais.”
    Não sei o que aconteceu depois mas vale a pena sabermos disso para o debate. http://www.santamaria.rs.gov.br/index.php?secao=noticias&id=18041&arq_db=1&pchave=alvar%C3%A1s

  5. Demorou para aparecerem os tensos integrantes da tropa de choque do prefeito. Uma fiscal concursada da prefeitura afirma no inquérito que recomendou 5 vezes o fechamento da boate e nenhum secretário fez nada. Isto é gravíssimo. Tapar o sol com a peneira e achar que isto tudo faz parte duma conspiração nacional é o mais fácil. Sò falta dizerem que 241 pessoas não morreram e que isto foi inventado

  6. Gente a poucos dias atraz eu falei aqui e foi retirado, que este inquerito seria feito o indiciamento junto com o chefe de policia, e ele acabou de chegar na cidade, isso me cheira bom ai ai ai.

  7. Ora, vamos parar de ser hipócritas. A realidade é que alguns mandatários do poder poderiam sim, ter recebido ofertas de favorecimentos dos administradores da boate a fim de não deixar fechar, a tal operação “deixa quieto”, oferecimento até de voto se bobear. Veja bem, não estou afirmando nada, mas cá entre nós, parece estranho essa boate ter funcionado tanto tempo com tamanhas irregularidades. Houve negligência do poder público sim, de qualquer forma. É tipo aquele crime, como é mesmo? Ah, aquele que não teve intensão de matar.

  8. Será que a boate Kiss contava com um anjo protetor bem instalado e influente junto as instâncias de poder capaz de barrar recomendações de segurança? Mas a troco de quê isso? São muitas as perguntas

  9. Nos últimos dias, comenta-se que os contatos pessoais e telefonemas de Santa Maria com Brasília, e numa triangulação com Porto Alegre. O que haveria por trás desses contatos e telefonemas????

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo