ColunaObservatório

OBSERVATÓRIO. Normas, leis e decretos que ajudam a reduzir o caos urbano existem. O diabo é cumpri-las

Amigo do colunista, profissional liberal com algumas propriedades urbanas, pretendia utilizar um terreno para construir pequeno prédio. Coisa de quatro moradias. Foi uma epopeia. Passou por pelo menos três setores diferentes da administração municipal, cada qual com uma exigência diferente. Passou tanto tempo, que ele desistiu. Ao menos provisoriamente.

Outra fonte da coluna se mostra indignada com a leniência do poder público, que não consegue colocar de pé o decreto que regulamentou o programa “Anuncie Legal” – que poderia simplesmente dar cara nova à cidade, de maneira muito semelhante ao que aconteceu em São Paulo, anos atrás, por iniciativa do então prefeito paulistano Gilberto Kassab. Foi uma verdadeira “limpeza visual”, que Santa Maria poderia repetir. Se cumprisse o que já está escrito.

Outros exemplos poderiam ser dados. Entre eles essa demora para fazer cumprir o decreto dos caminhões grandões fora do centro, não obstante o prazo, já largo, de 60 dias (agora prorrogados por mais 30) para que entrasse em vigor. Explicações há, claro. E são dadas. Difícil é acreditar.

Resumo da opera: as questões aqui citadas, e outras que poderiam ser acrescidas, só dão conta de uma coisa bem simples. Qual? A dificuldade que tem o poder público de ser exatamente isso mesmo, Poder. Ah, engana-se quem imagina ser esta uma crítica endereçada ao prefeito Cezar Schirmer. É a ele, porque comanda o Palacete da SUCV e seu entorno. Mas há questões que vêm de décadas. Sempre sem resposta. Se houvesse uma reversão, com prioridade para o cumprimento da legislação existente, a cidade poderia ser melhor e mais desenvolvida, em benefício de sua gente. Ponto.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. E o Schirmer vai sair e muitos problemas irão continuar. Fiscalização de trânsito, por exemplo, saiu da Brigada e foi para os municípios. Só que grana para pagar o serviço não deve ter vindo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo