DestaqueSanta Maria

LUNETA ELETRÔNICA. Tapa-buracos e asfalto novo, marco da Assistência Social e iluminação do Itaimbé

Ainda: nova data da Conferência da Cultura e atraso na declaração de rebanho

Na Alameda Buenos Aires, a colocação de asfalto em cima do concreto intertravado (Foto Divulgação/Prefeitura)

Por Paulo André Dutra

* Tapar buracos, o serviço que não termina. Nesta sexta-feira (27), a Prefeitura dá destaque ao trabalho no Bairro Nossa Senhora de Fátima, em trechos das ruas Professor Teixeira e Conde Porto Alegre. Em seguida, será a Conde de Porto Alegre.

* Não dá para negar que há esforço da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos em dar conta da demanda. O problema é o tamanho da demanda.

* Determinadas ruas do centro (para não falar dos bairros…) parecem camisa velha: remenda de um lado e abre do outro.

* Em 2024, após todo o estrago que a influência do El Niño ainda vai trazer, certamente alguma solução mais duradoura será buscada.

* Para uma via problemática em termos de manutenção, arrumou-se solução: cobrir o bloco de concreto intertravado com asfalto. Foi na Alameda Buenos Aires.

* Mudou de novo a data da Conferência Municipal de Cultura. Era 15/10, passou para 27/10 e agora 27 e 28 de novembro. O local continua sendo o LabCriativo, na Vila Belga.

A obra do Parque Itaimbé teve a sua etapa subterrânea concluída, que contou com a escavação do terreno e a instalação da fiação subterrânea dos postes (Foto João Vilnei/Prefeitura)

* Dos 20 segmentos culturais da cidade, apenas sete haviam realizado pré-conferências no prazo. Confira o novo cronograma.

* Seguem as melhorias na iluminação pública no Parque Itaimbé, após o contratempo com a depredação e roubo de postes na semana anterior.

* Com novos postes com lâmpadas Led, a empresa responsável pelo serviço colocou fios na rede elétrica, reparos em quadros de medição e instalação de quadros de comando nesta sexta-feira (27).

* A próxima fase da revitalização prevê a instalação de refletores nas quadras de esporte e na Concha Acústica do parque. O serviço está orçado em R$ 458 mil.

* Foi sancionada, na quarta-feira (25/10), a lei que regulamenta o Sistema Único de Assistência Social (Suas) e organiza a Política de Assistência Social no Rio Grande do Sul. O projeto havia sido aprovado em setembro na Assembleia Legislativa.

* O marco legal abrange desde a estrutura da Secretaria de Assistência Social (SAS), às funções, deveres e direitos dos Conselhos e regras dos Fundos.  

* Para o titular da SAS, Beto Fantinel, a nova lei representa avanço e atende a uma reivindicação de instituições, trabalhadores e usuários da assistência social no Estado.

Apenas 56% das declarações de rebanho entregues. Em Jari, Nova Esperança do Sul, Nova Palma e São Sepé, foram menos de 30% do número esperado (Foto Fernando Dias/Divulgação)

* “Agora temos as ferramentas para uma melhor política de inclusão e garantia de direitos, dentro das regras federais de assistência social. Ampliamos ainda o acesso a recursos e projetos, e teremos as normas de acordo com a realidade regional para a distribuição dos benefícios sociais”, afirmou.

* Quase 11 mil pecuaristas dos 26 municípios que fazem parte da regional de Santa Maria da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação ainda não entregaram a Declaração Anual de Rebanho.

* Pelo Produtor Online, é possível fazer a declaração direto no sistema, com diversas funcionalidades. Há preocupação de que pode haver acúmulo nos últimos dias. 

* São esperadas 26 mil declarações. O prazo final é 31 de outubro.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. ‘ O problema é o tamanho da demanda.’ ‘[…] após todo o estrago que a influência do El Niño ainda vai trazer, certamente alguma solução mais duradoura será buscada’. Precisa desenhar? Não é o primeiro El Niño. Nem o ultimo. Se até agora não encontraram solução definitiva…. Alas, em que ano buraco nas ruas não foi noticia? E o asfaltamento de vias secundárias como ‘beneficio’? Alas, nos paises desenvolvidos será que buraco na rua é noticia?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo