CampoEducaçãoUFSM

QUE TAL?! O que têm a ver “ciências contábeis” com “piscicultura”? Ah, tem, como mostra projeto da UFSM

Luiz Antônio Rossi de Freitas coordena, com mais três docentes do Departamento de Contábeis
Luiz Antônio Rossi de Freitas coordena, com mais três docentes do Departamento de Contábeis

Num primeiro momento, sim, é possível dizer que não tem nada a ver uma coisa com outra. Mas, quando se fica sabendo do projeto que envolve o Departamento de Ciências Contábeis da UFSM e o Programa Municipal de Piscicultura… Bem, aí a coisa começa a fazer mais sentido, inclusive pela participação, via bolsas de extensão, da própria Federação das Indústrias do RS, a poderosa Fiergs.

Tem tudo a ver para os produtores rurais envolvidos, nesse envolvimento efetivo da instituição mais importante da cidade com o campo. Mais detalhes? Confira no material publicado originalmente no sítio da UFSM.  O texto é de Claudine Freiberger Friedrich, com foto de reprodução. A seguir:

Inserção na comunidade

Desde o ano de 2010, alunos e professores da Universidade Federal de Santa Maria mantêm relações com propriedades agrícolas locais, através do projeto acadêmico “Assistência Gerencial aos Piscicultores do Município de Santa Maria – RS”. Como iniciativa do curso de Ciências Contábeis, o projeto baseia-se no auxílio de pesquisadores na elaboração de um orçamento familiar aos pequenos produtores, em parceria com o Programa Municipal de Piscicultura.

A atuação se dá com a aproximação e o amparo aos pequenos produtores, por meio de visitas às localidades piscicultoras em nove distritos de Santa Maria. Os pesquisadores realizam entrevistas, identificam quais as necessidades dos produtores em relação ao gerenciamento das atividades agrícolas, para então promoverem minicursos, onde ocorre a instrução de como elaborar o orçamento familiar, a fim de melhorar a estrutura da propriedade e reduzir gastos. Caso haja necessidade, são formulados projetos específicos, com particularidades de atuação em cada localidade.

O projeto “Assistência Gerencial aos Piscicultores de Santa Maria – RS” age complementando a atuação do Programa Municipal de Piscicultura (PRO PEIXE SM). Esse último atua em Santa Maria financiando a implantação de piscicultura em águas interiores e a aquisição de alevinos pelos produtores. São priorizados os investimentos em tanques, equipamentos e bens que visem a melhoria da produtividade e da qualidade dos peixes produzidos, como também a sustentabilidade da criação. O papel do projeto de pesquisa e extensão da UFSM envolve os procedimentos a serem realizados posteriormente aos financiamentos concedidos pelo PRO PEIXE SM, dando assistência gerencial aos investimentos…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo