Arquivo

Saúde. Schirmer ouve Conselho e diz que quer críticas e sugestões. Pede, também, um balanço

O prefeito Cezar Schirmer, acompanhado de seu vice e também secretário de Saúde, José Farret, se reuniu nesta quarta-feira com dirigentes e integrantes do Conselho Municipal de Saúde. O assunto predominante foi o Hospital Municipal Casa de Saúde. Acompanhe, a propósito do encontro, o material distribuído pela assessoria de imprensa da Prefeitura. O texto é de Vera Jacques e a foto de Felipe Pires. A seguir:

 

“Conselho pede revisão do convênio com a Casa de Saúde

 

Na primeira reunião com o Conselho Municipal de Saúde, o prefeito Cezar Schirmer reafirmou a sua preocupação com os graves problemas da saúde pública de Santa Maria e fez um apelo para que o Conselho fiscalize, controle e denuncie todas as questões referentes a saúde do município. “Quero que este órgão seja forte, atuante e aponte os problemas”.

 

A reunião, que ocorreu nesta quarta-feira (28), no Auditório do Centro Administrativo, foi conduzida pelo secretário de Saúde do município e vice-prefeito José Farret e pela coordenadora geral do Conselho Municipal de Saúde, Maria do Carmo Quagliatto. Também participaram do encontro, diversos conselheiros, representantes da comunidade e a titular da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde, Claudete Schroder Lopes.

 

A preocupação do Conselho e da comunidade com a gestão da Casa de Saúde ficou evidente durante todo o encontro.  Na pauta da reunião, encaminhada ao prefeito Cezar Schirmer e ao secretário Farret, os principais assuntos estavam relacionados à Instituição, como a criação de uma fundação pública de direito privado para gerenciar o hospital e a revisão do convênio em vigor, que delega a administração da Casa de Saúde ao Hospital Caridade. O convênio, segundo os conselheiros, não teria sido homologado pelo CMS e nem aprovado pela Câmara de Vereadores.

 

Na opinião dos membros do Conselho não há transparência na administração do Hospital Casa de Saúde, eles consideram um ônus para a prefeitura arcar com o pagamento das contas de luz, água e telefone. O Conselho também sustenta que o Hospital seja totalmente SUS.

 

Outro problema relatado diz respeito ao atendimento nos Postos e no PA do Patronato, como a falta de médicos em alguns horários, dificuldade para fazer exames e na obtenção dos medicamentos prescritos pelos médicos. Também esteve em pauta a preocupação da comunidade com a manutenção e ampliação do Programa de Saúde da Família, cuja continuidade e aperfeiçoamento foi garantida pelo prefeito Cezar Schirmer e pelo secretário José Farret.

 

Prefeito diz que Convênio deve seguir a lei

 

O prefeito Cezar Schirmer se mostrou solidário com os problemas da Saúde em Santa Maria e reafirmou sua preocupação especial com a população mais carente e dependente do SUS.  Schirmer reafirmou o compromisso do Governo de estar junto ao Conselho, ouvindo “críticas e sugestões”. “Nosso compromisso é com a comunidade de Santa Maria”, salientou o prefeito. O prefeito pediu que o Conselho encaminhe um balanço geral sobre o funcionamento do sistema de saúde no município.

 

Sobre a Casa de Saúde, o prefeito Cezar Schirmer disse que deseja ser informado sobre o funcionamento do Convênio, se atende as necessidades da comunidade mais carente ou não.  O prefeito afirmou que sempre que forem apontadas irregularidades, tanto na Casa de Saúde quanto no sistema de saúde em geral, ele encaminhará uma sindicância. Sobre a reivindicação dos conselheiros para a revisão do convênio, Schirmer garantiu que o contrato terá que ser analisado ” à luz da Lei”. “

 

 

SUGESTÃO DE LEITURA clique aqui, se desejar outras informações oriundas da assessoria de imprensa da Prefeitura.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo