Saúde

MICROCEFALIA. Para jornal gringo, velhos problemas sociais do Brasil são os culpados pela epidemia de zika

POR MAIQUEL ROSAURO

A epidemia de zika que se originou no Brasil tem como consequência décadas de crescimento descontrolado do espaço urbano. É o que aponta o jornal inglês The Guardian, que culpa os problemas sociais pelos casos de zika e microcefalia que têm colocado o mundo em alerta. Confira na matéria da revista Exame:

Guardian: Guerra ao zika topa com velhos problemas do Brasil

Velhos problemas sociais do Brasil podem estar por trás da explosão de casos de zika e, provavelmente, de microcefalia no Brasil. É o que defende o jornal The Guardian em reportagem publicada na edição deste domingo.

“A pobreza, o abastecimento de água inadequada e o fraco sistema de saúde estão entre os principais fatores para a propagação de doenças transmitidas pelo mosquito [Aedes aegypti], como a dengue e a Chikungunya”, afirma o texto.

A publicação pondera, que a proliferação do aedes pode atingir tanto ricos quanto pobres, visto que o mosquito depende de água limpa para se reproduzir.

O problema, segundo especialistas consultados pelo jornal, é que, nas regiões mais pobres, onde a oferta de água é mais precária, a população precisa lançar mão de outros métodos para armazenar o recurso – fato que pode gerar criadouros para o mosquito. Nesses locais, também falta saneamento, o que potencializa a vulnerabilidade.

“Se você tem um rio sujo, não irá encontrar mosquitos lá. Mas se usá-lo para descartar coisas, especialmente recipientes de plástico, pode acumular a água que gera condições favoráveis para o mosquito”, afirmou o biólogo Mario Moscatelli para o jornal.

CLIQUE AQUI para ler a matéria na íntegra.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Lamentavelmente, comunicamos que o blogue, foi atacado pela microcefalia, haja visto às postagens, derrotismo e ,às, trevas.
    As causas, estão sendo apuradas.
    Próximo Boletim Médico, sendo aguardado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo