Coluna

IMPRESSA. Na coluna deste fim de semana, o retorno do Brique da Vila Belga e arquivos secretos na UFSM

Você confere a seguir, na íntegra, a coluna do editor do sítio (nesta edição, produzida pelo interino José Mauro Batista), publicada neste final de semana, 12 e 14 de fevereiro, no jornal A Razão:

Brique da Vila Belga vem com novidades

Conforme A Razão antecipou em dezembro, o Brique da Vila Belga retorna no dia 6 de março em ritmo de Carnaval. Kalu da Cunha Flores, coordenador do evento, confirma a primeira edição de 2016 para o dia 6 de março, das 15h às 20h, com atrações carnavalescas “fora e época”. Ainda falta confirmar as atrações. A programação será fechada na próxima semana. Entre as novidades para este ano está a expansão para a segunda quadra da Dr. Wauthier e para a segunda quadra da André Marques. Por quanto, as edições continuarão ocorrendo no primeiro e no terceiro domingo de cada mês, mas a possibilidade de realização em todos os domingos ainda em 2016 não está descartada. “Estamos pensando, mas não de imediato. Precisamos formar um grupo maior de coordenadores”, explica Kalu. Iniciativa de um grupo de moradores da Vila Belga, o Brique teve sua primeira edição em 8 de março do ano passado com apenas 22 expositores e encerrou com 20 edições, em dezembro, com 250 pessoas expondo seus produtos. O Brique se tornou uma alternativa de lazer familiar aos domingos em Santa Maria. E quem vem de fora já sabe o caminho da Vila Belga.

PÉ NO FREIO
Orientação nacional do PC do B é para que os municípios tenham candidato próprio no máximo de prefeituras onde isso for possível. Em Santa Maria, no entanto, a direção municipal da sigla aguarda desdobramentos, entre eles movimentações partidárias a partir da janela de março, período em que políticos com mandato poderão trocar de sigla. Antes disso, nenhuma decisão será tomada.

COMISSÃO DA VERDADE
Criada no ano passado para apurar casos de abuso e perseguição dentro da UFSM durante o período do regime militar (1964-1985), a Comissão da Verdade da instituição pouco avançou até agora além da elaboração do regimento interno, do levantamento de documentação e da definição da estratégia de ações. Os primeiros depoimentos, agendados para dezembro, foram adiados a pedido dos convidados.

TEMPO NA POLÍTICA
José Carlos Rodrigues da Silva, que foi vereador por dois anos pelo PT, vai dar um tempo da política. Atualmente filiado ao PMDB, sigla pela qual tentou ser vereador, Silva pretende se desfiliar e ficar sem partido. Isso significa que concorrer à Câmara ou a outro cargo eletivo nas eleições deste ano está fora dos seus planos. Assim como se envolver na campanha eleitoral. Mas é por um tempo.

ARQUIVOS SECRETOS
Uma das primeiras ações da Comissão da Verdade, assim que os trabalhos forem retomados, possivelmente em março, deverá gerar repercussão. Os integrantes do colegiado vão requerer na Justiça que sejam disponibilizados todos os documentos relativos a espionagem na UFSM por agentes ligados ao antigo Serviço Nacional de Inteligência (SNI). Os documentos do órgão estão em Brasília. São os tais arquivos secretos.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo