CongressoCultura

AVANÇO. Sessão solene do Congresso promulga PEC de Pimenta, que cria o “Sistema Nacional de Cultura”

Sessão solene reuniu os presidentes das duas Casas do Congresso, Pimenta e a ministra

Agora, está na Constituição. Foi criado o Sistema Nacional de Cultura, através de uma Proposta de Emenda do deputado santa-mariense Paulo Pimenta (PT). A promulgação se deu em sessão solene, hoje, no Congresso Nacional. Entre os presentes, inclusive a ministra da Cultura, Martha Suplicy.

Mas, o que é o SNC? E como foi a sessão e o que disseram as lideranças? Acompanhe no material da assessoria de imprensa do parlamentar petista, com informações da Agência Câmara de Notícias e foto de Alexandra Martins. A seguir:

Câmara e Senado promulgam emenda que cria Sistema Nacional de Cultura

A Câmara e o Senado realizaram, hoje (29), sessão solene do Congresso Nacional para a promulgação da Emenda Constitucional 71/12, que institui o Sistema Nacional de Cultura, e é de autoria do deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS). Aprovada por meio da Proposta de Emenda à Constituição 416/05, a proposta ficou conhecida como “PEC da Cultura”.

Ela prevê a ampliação progressiva dos recursos públicos para o setor cultural, incluindo todos os órgãos governamentais, planos e sistemas de financiamento e de informações da área na estrutura do Sistema Nacional de Cultura. A ideia é aperfeiçoar a colaboração entre municípios, estados e União na gestão conjunta de políticas públicas de cultura. Entre os princípios constantes do texto estão a universalização do acesso a bens e serviços culturais, a complementação dos papéis dos agentes culturais, a democratização dos processos decisórios e a descentralização da gestão.

Segundo Pimenta, as ações asseguradas pelo Sistema Nacional de Cultura (SNC) se assemelham às políticas públicas de saúde, assistência social e educação, que já contam com a cooperação entre os entes federados. “Este é um novo capítulo para as políticas culturais. Nessa área, nunca tivemos um planejamento nacional que nos desse o respaldo necessário para pleitear mais recursos para o setor, o que teremos a partir de agora”, destacou Pimenta.

Para a ministra da Cultura, Marta Suplicy, que também participou da sessão solene, a emenda deve garantir benefícios permanentes para os projetos culturais do País. “A cultura vai ganhar solidez e não será mais afetada pelas trocas de governo. Há um compromisso do Estado em favor da articulação da gestão nacional. Com o Sistema Nacional de Cultura, teremos organização, planejamento, orçamento, ou seja, haverá um caminho que tem rumo e sabe aonde quer chegar”, afirmou a ministra, que é senadora licenciada e foi relatora da PEC da Cultura no Senado.

O presidente da Câmara, Marco Maia, também comemorou a criação do Sistema Nacional de Cultura: “Com essa emenda, o Parlamento brasileiro dá mais uma contribuição decisiva para que a cultura seja verdadeiramente valorizada no nosso País e cada vez mais à disposição do nosso povo”, enfatizou Maia.

Para o presidente do Senado, José Sarney, um país sem “grande expressão cultural” não consegue alcançar o desenvolvimento econômico. “A cultura é importantíssima e deve ser colocada no mesmo patamar da estrutura política e econômica do País”, disse Sarney.”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. Afinal, como diz o internauta Ronaldo Peixoto: “No papel, tudo é bonitinho!”. Bom,…só nós resta aguardar para ver se a partir desta maravilhosa lei,…a cultura irá melhorar!

  2. Quero só ver se a partir de agora com a aprovação desta “Lei”;…a Cultura de fato irá efetivamente melhorar emk nosso País, Estado e principalmente em nossa cidade;…que ao menos por enquanto;… ainda carrega o nome de “Cidade Cultura”,…seria uma piada,…kkkkkkkk?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo