Claudemir PereiraColunaPolítica

IMPRESSA. Na coluna desta terça, noves fora eleição e orçamento, o resto é apenas o resto, no Legislativo

Você confere a seguir, na íntegra, a coluna do editor do sítio, publicada na edição desta terça-feira, 1º de dezembro, no jornal A Razão:

No plenário, o assunto será o orçamento. Já nos bastidores… (foto Divulgação/AICV)
No plenário, o assunto será o orçamento. Já nos bastidores… (foto Divulgação/AICV)

Noves fora o Orçamento a eleição, é apenas o resto

Esqueçam as Comissões Parlamentares de Inquérito. Desde sempre se sabe que não irão a lugar nenhum, exceto garantir (um pouco de) visibilidade os integrantes, em especial a quem as propôs. Ah, e parte delas, senão todas, ainda entrarão por 2016.

É conveniente também não acreditar muito na aprovação do Plano de Saneamento Ambiental – exceto, quem sabe, se houver nova visita politicamente argumentativa do prefeito Cezar Schirmer pedindo, gentilmente, mais agilidade.

Então, vamos combinar que somente dois temas devem predominar nesse último mês do ano, no Legislativo. Um, obrigatório, é o Orçamento – e amanhã encerra o prazo para a apresentação de emendas dos edis.

O outro… Bem, o outro é o de sempre, nessa época: o debate sobre quem vai dirigir a Mesa. Há tanta mudança que é provável ninguém mais lembrar do acordo que colocou Sérgio Cechin na presidência. Assim, melhor esperar, mesmo, enquanto os corredores fervilham.

OPÇÃO DE PAIM E O…

A impressão, a partir do comportamento recente (e as perspectivas futuras) do partido em relação a ele, é que o senador Paulo Paim deixará mesmo o PT em algum momento, quem sabe no início de 2016. Se isso se confirmar, pelo menos três partidos sonham (e trabalham por isso) em contar com ele. Pela ordem, Rede, PSB e PDT.

…IMPACTO POR AQUI

A eventual saída de Paulo Paim, um dos fundadores do PT, pode impactar muito em Santa Maria. Especialmente se a opção for o PSB ou o PDT. Seria uma ajuda e tanto para os pré-candidatos Fabiano Pereira e Marcelo Bisogno, respectivamente. A candidatura de um e outro poderia ser vitaminada. É com o que ambos contam, ao menos.

SEM FARRET, SÓ HÁ…

Após vários meses de nhenhenhém, o fato objetivo é que um único nome surge nas hostes governistas como potencial candidato a prefeito. Exatamente o que será, se não for viabilizada legalmente a possibilidade de José Farret (PP) concorrer: sim, o secretário de Infraestrutura, Tubias Calil. Que age nos bastidores, aliás.

…UM NOME: TUBIAS

Mas Calil, que teria apoio do PMDB e de Cezar Schirmer para coadjuvar Farret e manter a sigla na lista das competitivas em 2016, não é unanimidade se for o nome para prefeito. Ao menos não hoje. E as chances de desintegração do governismo são grandes. Exceto se um plano B muito bem urdido esteja escondido. Não parece o caso.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo