Arquivo

Inflação. Preços em Santa Maria acumulam alta de 7,03% nos últimos 12 meses. Em outubro: 0,4%

Como antecipei ainda no início da tarde de ontem (releia aqui), a inflação de Santa Maria em outubro foi de 0,4%. O acumulado nos 10 primeiros meses de 2008 alcançou 5,79%. E, considerado o período de um ano, o índice de aumento do custo de vida na cidade chega a 7,03%.

 

O trabalho de pesquisa, estatística e análise, com a apuração do ICVSM, é realizado pelo Núcleo Econômico de Pesquisa e Extensão do curso de Economia da Unifra – com a coordenação geral do professor José Maria Pereira. São levantados os preços de cerca de mil itens de oito diferentes grupos de bens e serviços, com peso específico para cada um deles.

 

Assim, é possível verificar, por exemplo, que o aumento médio dos produtos de Alimentação, no mês passado, 0,99%, representa 0,29% dos 0,4% registrados no mês. Por quê? Porque o peso desses itens é de 25,12% do total do custo. Em contrapartida, o segundo grupo com maiores reajustes em outubro foi o de Vestuário: 0,85%. Embora significativo, representou apenas 0,05% do 0,4% final. Por quê? Porque o peso do setor, no índice final, é de 5,26% – bem menos, por exemplo, que os itens de Habitação (26,07%) e Transporte (16,21%). Aliás, o primeiro teve deflação de –0,04% em outubro e o segundo um reajuste de 0,12%. Ambos, dessa forma, e por seu peso, contribuíram para que o ICVSM não fosse maior.

 

Conforme o boletim editado pelo NEPE e disponível pela internet (confira a sugestão de leitura, mais abaixo), nota-se uma tendência de alta, após um curto período de queda, iniciada em junho. Tradicionalmente, informa o texto divulgado no boletim, o aumento da renda (13% salário e criação de empregos temporários) e do consumo, provoca mais inflação aos finais de ano. Mas não se descarta, de todo modo, a influência da crise econômica mundial, sobre essa elevação dos preços.

 

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui o boletim do ICVSM, editado pelo NEPE/Unifra. Além do amplo detalhamento dos preços e do peso deles no cálculo da inflação santa-mariense, há dois artigos que tratam especificamente da crise econômica, e que podem inclusive elucidar alguns pontos eventualmente desconhecidos dos leigos. Vale a pena, mesmo.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo