EducaçãoUFSM

UFSM. Burmann informa, no Conselho Universitário, sobre “sérias dificuldades” por que passa a instituição

Reunião do Conselho: a instituição não tem conseguido fechar as contas mensalmente, pois os recursos são enviados de forma pingada, informou o reitor Paulo Burmann (foto Multiweb)
Reunião do Conselho: a instituição não tem conseguido fechar as contas mensalmente, pois os recursos são enviados de forma pingada, informou o reitor Paulo Burmann (foto Multiweb)

Por FRITZ R. NUNES, da Assessoria de Imprensa da Sedufsm

… Em seu retorno ao comando das reuniões do Conselho Universitário (Consu), o reitor da UFSM, Paulo Burmann, alertou sobre as “sérias dificuldades” enfrentadas pela instituição. Os obstáculos começam pela questão financeira, já que há um contingenciamento de recursos desde o segundo semestre de 2014 por parte do governo federal. Mas, não somente isso. O bloqueio de novas contratações de professores e técnico-administrativos por parte do Ministério do Planejamento está gerando situação insustentável em cursos como o de Engenharia Aeroespacial ou no de Engenharia do campus de Cachoeira do Sul.

Conforme o reitor, as gestões têm sido permanentes tanto nas reuniões do pleno da Associação Nacional dos Dirigentes (Andifes), como em comunicados enviados à Secretaria de Ensino Superior do MEC. Burmann disse que até o dia 4 de dezembro espera uma definição do Ministério da Educação sobre a questão da suplementação orçamentária, que poderia garantir um fechamento de ano mais tranquilo à Administração Central da universidade. A instituição não tem conseguido fechar as contas mensalmente, pois os recursos são enviados de forma pingada. O reitor confirmou aos conselheiros um déficit atualizado de R$ 12 milhões.

Burmann destacou também as novas orientações quanto ao aumento da carga horária nas licenciaturas, que assim passariam de quatro para cinco anos. Para que isso ocorra, é necessário que sejam liberadas novas contratações, frisou ele. A diretora do Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE), Sônia Cechin, corroborou essa preocupação do dirigente da UFSM e apelou para que a Andifes se posicione. Burmann respondeu que a Associação dos Dirigentes não tem conseguido dar conta de todas as demandas, pois o debate sobre as dificuldades orçamentárias consome a maior parte do tempo durante os encontros.

Luciano Schuch, diretor do Centro de Tecnologia (CT), participou da discussão lembrando que o centro ao qual dirige se empenhou na implementação do programa de expansão (Reuni), que houve planejamento que teria sido bem executado, mas que, agora, ao não liberar contratações e recursos para, por exemplo, concluir laboratórios como os do curso de Engenharia Aeroespacial, o governo estaria descumprindo compromissos assumidos quando da criação dos novos cursos…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo