Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
Eleições 2016JudiciárioPartidosPolítica

ELEIÇÕES 2016. Farret e a sua última cartada. Ação na Justiça quer reverter sentença que o tira da disputa

Não é uma missão fácil. Aliás, os próprios juristas têm essa impressão. Mas não seria impossível. Tanto que está sendo tentada. O quê? Uma ação de revisão criminal, que poderia, se acolhida, reverter a situação atual, que deixa inelegível o vice-prefeito de Santa Maria, José Haidar Farret. É a missão a que se propõe o advogado criminalista Daniel Tonetto.

Mas, do que se trata, mesmo? Quem conta tudo, direitinho, é o colega José Mauro Batista, que assina reportagem a respeito, publicada na edição deste final de semana do jornal A Razão. A foto é de Arquivo. Confira:

José Farret entrou com ação para reaver direito de concorrer. Daniel Tonetto é o advogado
José Farret entrou com ação para reaver direito de concorrer. Daniel Tonetto é o advogado

Farret pede revisão de condenação

O vice-prefeito de Santa Maria, José Haidar Farret (PP), ingressou essa semana com uma ação de Revisão Criminal no Tribunal Regional Federal da 4ª Região. O PP contratou o advogado criminalista Daniel Tonetto para tentar reverter a condição de inelegível de Farret para possibilitar que ele possa concorrer nas eleições municipais de 2016. Este ano Farret lançou sua pré-candidatura a prefeito, mas em setembro descobriu que poderá votar, mas não poderá ser votado em razão de uma condenação judicial (veja o quadro).

“Esta é a única medida que cabe após trânsito em julgado de uma condenação. Eu peço que os efeitos da condenação sejam extintos e que ele volte a ser elegível”, explica Tonetto. O criminalista não quis adiantar os fundamentos do pedido. “O Dr. Farret é uma pessoa digna e espero que possamos reverter o quadro”. Mesmo não tendo atuado na defesa de Farret no processo em que ele foi condenado, Tonetto argumenta que o vice-prefeito, na condição de médico, não teve a intenção de causar prejuízo ao INSS e tampouco se beneficiou da situação.

ALIANÇA NA ESPERA

PP e PMDB aguardam um desfecho para bater martelo em relação a uma aliança para as eleições de 2016. O PMDB acertou que apoiará Farret se ele for candidato. Já se o candidato do PP for outro, o PMDB dificilmente se coligará.

RELEMBRE O CASO

A CONDENAÇÃO
Em dezembro 2012, a Justiça Federal de Santa Maria condenou o vice-prefeito José Haidar Farret (PP) a um ano e nove meses de prisão por estelionato. A condenação foi substituída por prestação de serviços à comunidade mais uma multa de 20 salários mínimos. Na época, Farret foi defendido pelo advogado da coligação PMDB/PP.

A DENÚNCIA
Farret foi denunciado pelo Ministério Público Federal por fraude contra o Instituto Nacional de Seguridade Social. Como médico, ele assinou quatro atestados entre junho de 2006 e agosto de 2009. Os atestados garantiam que a verdadeira beneficiária estava viva, mas incapacitada de comparecer pessoalmente para a renovação do benefício que recebia. Farret alegou confiar na família. Para a Justiça, ele assumiu o risco sem se preocupar com a possibilidade de estar praticando fraude e causando prejuízos aos cofres públicos.

A INEXIGIBILIDADE
Em setembro deste ano, Farret foi ao Cartório Eleitoral para renovar o título de eleitor e descobriu que estava inelegível. Ele foi informado de que poderia votar, mas estava impedido de ser votado, não podendo, portanto, concorrer em 2016.

O PEDIDO DE REVISÃO
O PP consultou advogados da própria sigla em Porto Alegre e contratou o advogado criminalista santa-mariense Daniel Tonetto para entrar com um pedido de revisão criminal do processo. A ação foi interposta essa semana no Tribunal Regional Federal da 4ª Região, pedindo a extinção dos efeitos da condenação. Ou seja, pede que o vice-prefeito tenha seus direitos eleitorais integralmente restabelecidos.”

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

PARA LER OUTRAS REPORTAGENS DE ‘A RAZÃO’, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo