AssembleiaPolítica

CORSAN. Santa Maria foi “em peso” a audiência na Assembleia, que tratou das concessões da companhia

Discussão sobre renovações de contrato da Corsan foi tema para audiência pública na….
Discussão sobre renovações de contrato da Corsan foi tema para audiência pública na….

Por TIAGO MACHADO (texto e fotos), da Assessoria de Imprensa do deputado estadual Valdeci Oliveira

A renovação dos contratos vigentes entre a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e os municípios gaúchos foi tema de uma audiência pública na Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, nesta quarta (25). Diretamente interessada no debate, Santa Maria esteve representada no debate por autoridades políticas e por uma comitiva de servidores da Corsan e de lideranças sindicais. Presidente da Comissão de Saúde do Parlamento, o deputado Valdeci Oliveira (PT) manifestou-se contra a privatização no setor. “Há uma série de segmentos em que a presença da iniciativa privada é bem-vinda. Porém, na água e no esgoto, atividades essenciais para a população, o controle deve ser público”, afirmou.

…Assembleia e, imagina-se, também foi o papo privado entre Valdeci Oliveira e Cezar Schirmer
…Assembleia e, imagina-se, também foi o papo privado entre Valdeci Oliveira e Cezar Schirmer

Valdeci declarou apoio ao trabalho desenvolvido pelas duas comissões criadas em Santa Maria para discutir o futuro do abastecimento e do saneamento na cidade, uma integrada por vereadores e outra por lideranças locais. O deputado já se reuniu com os dois grupos e apresentou sua defesa em favor da gestão pública no setor. “Se a Corsan está disposta a concretamente garantir investimentos pesados no município, entendo que temos que pegar essa “laranja” e espremer bem ela em favor da comunidade”, disse Valdeci.

Ele, no entanto, afirmou que o Estado e a Corsan têm de se comprometerem, de fato, com essa política. “Na gestão da governadora Yeda, a Superintendência Regional da Corsan foi retirada de Santa Maria. Isso não pode mais ocorrer. A lógica tem de ser do investimento e não do desmonte”, ressaltou Valdeci.

Presente à audiência, o secretário estadual de Obras, Saneamento e Habitação, Gerson Burmann, assegurou que a Corsan está comprometida a aplicar recursos maciços nos municípios. “Somos defensores do sistema público de abastecimento e saneamento. Vamos continuar trabalhando forte para fazer as renovações de contrato com as prefeituras. Reconhecemos que precisamos avançar no atendimento, mas a Corsan tem condições financeiras para fazer os investimentos, a partir dos convênios firmados com o governo federal”, explicou.

O prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer, explicou que o município está analisando qual decisão tomar sobre o contrato com a Corsan, o qual vence no ano que vem. “Temos duas comissões criadas na cidade nos ajudando e vamos tomar a decisão à luz dos interesses da comunidade. Santa Maria é a cidade do Estado que dá o maior lucro líquido para a Corsan”, afirmou ele, que antes de tomar uma posição definitiva deseja receber informações sobre a eficiência do trabalho já realizado e sobre o passivo trabalhista da companhia estatal.

Após o término da audiência pública, Valdeci conversou pessoalmente com o prefeito Cezar Schirmer e, depois, com os vereadores Daniel Diniz (PT), Pastor João Chaves (PSDB) e Manoel Badke (DEM), o presidente do Instituto de Planejamento de Santa Maria, Francisco Severo, e o gerente regional da Corsan, José Epstein.

OBSERVAÇÃO DO EDITOR: embora não tenha sido citado nesta nota, o também santa-mariense Jorge Pozzobom participou da audiência, como você conferiu AQUI, no final da tarde desta quarta.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Gente parem com essa encheção de linguiça, Santa Maria, não consegue administrar nem os buracos das ruas, vai ter condições de assumir a Corsan, isso é uma piada vão discutir a Saúde a Educação e Segurança, e não só discutir trazer soluções, e pararem de fazer o povo de bobo com esta ladainha, tão que nem o ditado a melhor devesa e o ataque, enquanto ficam tirando a atenção com uma coisa que nunca vai acontecer o tempo passa e ninhem faz nada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo